x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 35.378

Alterar nº Pis do Sócio na GFIP ou RDT?

Flávio Guerra

Flávio Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 30 março 2009 | 17:09

Boa tarde a todos!

Acabo de pesquisar neste forúm, porém não encontrei nenhum assunto parecido com este.

O nº do PIS dos sócios, informados em GFIP, estão errados desde 2003. Fui até a Caixa Econômica, e perguntei se apenas com a RDT eu poderia corrigir esse erro, e ainda se a RDT vale para alterar esses dados na Previdência Social, mas eles nao souberam responder a esta pergunta.

Penso que devo fazer uma nova GFIP, com os dados idênticos aos meses que estão incorretos e incluir estes sócios na modalidade 1, apenas para corrigir o número do PIS.

Isso está correto??? Ou devo proceder de outra forma???

Desde já agradeço


Att


Flávio

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 30 março 2009 | 21:44

Boa noite Flavio

Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta, com as informações devidas; ou seja, para o mesmo estabelecimento, mesma competência, mesmo código de recolhimento e mesmo FPAS, e agora contendo o PIS correto e modalidade 8. Os demais trabalhadores, para os quais não houve retificação, devem ser informados com a Modalidade 9.
No momento do fechamento, o SEFIP abre a tela "Dados da Retificação", para preenchimento dos dados complementares que permitirão a localização, no FGTS, da GFIP/SEFIP anteriormente apresentada. Veja mais detalhes da operação na página 150 do manual SEFIP 8.4

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Flávio Guerra

Flávio Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 31 março 2009 | 13:45

Olá Luiz!

Obrigado pela atenção.

Bom, verifiquei junto ao manual sefip 8.4 e percebi que as modalidades 7 e 8 foram excluídas desta versão, portanto só temos as modalidades branco, 1 e 9.

Assim, pelo que entendi, devo alocar o sócio, com o número do PIS correto, na modalidade 9.

MODALIDADE
Branco: Recolhimento ao FGTS e Declaração para a Previdência;
1: Declaração ao FGTS e à Previdência;
9: Confirmação/Retificação de informações anteriores - Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência.


Conforme o descrito no início da modalidade 9 "Confirmação/Retificação de informações anteriores"


Obrigado


Flávio

DANIELLE CHRISTINA WAGNER LEME

Danielle Christina Wagner Leme

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 15:32

Olá Flávio,

Estou com um problema parecido com o seu... mas no meu caso não é sócio e sim cooperado.
Tb foi informado com o nº de INSS/NIT errado e estão pedindo que reenvie o Sefip com o nº correto, desde março/2003.

Tentei fazer esse procedimento mas não tenho backup desde março/2003, somente os arquivos de envio/transmissão e backup de fechamento (aquele feito automaticamente pelo programa) - (.cns .sfp .bkp)
Não consegui restaurar esse arquivos no programa sefip para fazer as alteração que preciso.

Como vc procedeu? Vc tinha backup? Conseguiu restaurar todos os seus arquivos?

Boas Festas!
Danielle

Flávio Guerra

Flávio Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 17:28

Olá Danielle.


Eu não tinha o backup mês a mês!!! Porém eu tinha todas as informações no meu sistema e assim eu apenas gerei o arquivo e o validei no programa sefip de versão 8.4. Dessa forma arrumei o número do PIS do sócio e aloquei todos os empregados/sócios na modalidade 9.

Para maior segurança, eu verifiquei as informações declaradas com as gfips antigas, pra nao ocorrer diferenças no valor de FGTS e de INSS.

Mesmo assim foi um baita de um trabalho, mas deu tudo certo no final!!!

No seu caso eu indicaria que vc restaurasse o backup da época, para nao precisar lançar os cooperados, e com a gefip antiga declarava os mesmos valores e acertava manualmente o necessário. Lembrando de aloca-los na modalidade 9.


Boa sorte, obrigado pelos votos e boas festa pra vc também.


Flávio

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 17:56


Olá pessoal, boa tarde...

Vcs devem observar que, não é só a informação que está errada, a GPS também foi recolhida com o NIT errado. ENtão, além da correção das GFIP´s tem q ser feita a correção no INSS, pois foi feito o pagamento para o NIT de outra pessoa.

Att.

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
DANIELLE CHRISTINA WAGNER LEME

Danielle Christina Wagner Leme

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2009 | 08:43

Isabela, bom dia

No meu caso não se trata de NIT de outra pessoa.
O NIT informado é do autônomo, ele possui 2 números de inscrição e a Previdência considera o NIT que eu utilizei como inativo.
Seria muito melhor se a Previdência unificasse o NIT, como fazia um tempo atrás, mas agora o procedimento indicado por eles é que a empresa reenvie todos os arquivos Sefip alterando o nº desse autônomo.

Boas Festas!

Dani

Milena GP

Milena Gp

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:31

Pessoal, tenho um caso aqui no escritorio de recolhimento do INSS em NIT de outra pessoa. Ou seja, na empresa tem os sócios X e Y e o NIT cadastrado pertence a Z, totalmente desconhecida pela empresa. Alguem poderia me ajudar a resolver esse problemão? Se eu fizer as retificaçoes nas GFIPS conforme demonstrado acima será suficiente para alocar os valores pagos no NIT de outra pessoa para o sócio correto? Muito obrigada!

Rafaele Cristiane Theodoro

Rafaele Cristiane Theodoro

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 09:09

Olá Pessoal.

Eu estou fazendo o procedimento que me foi orientado.
Estou retransmitindo as GFPIS da epoca que foram transmitidas com PIS/NIT errado dos socios, sob modalidade 1 e 9 para os restantes do funcionario.

Sinceramente não sei se está dando certo.
Eu gostaria muito de ter algum lugar onde eu possa consultar o Saldo de PIS/NIT dos socios, mas não encontro. Alguem poderia me ajudar?

Obrigada

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 09:27

Bom dia Rafaele,

Você quis dizer consultar se os recolhimentos de INSS estão realmente indo para o sócio?

Se sim, esta consulta deve ser feita na Previdência Social, pessoalmente pelo sócio, solicitando uma pesquisa de CNIS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.