x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 950

Cooperativa - funcionarios

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 08:33

Angelica Gomes dos Santos, bom dia.

Vamos aguardar algum colega responder.
Eu sou leiga no assunto cooperativa.
Inclusive esta chegando uma aqui no escritório e não sei por onde começar.
Poderia me ajudar?
Como faz para o recolhimento do INSS?
Eu tenho que cadastrar todos os cooperados?
Estou perdida.



Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 08:46

Angelica Gomes dos Santos, então não preciso cadastrar no meu sistema de folha?
Aí o valor será referente as notas fiscais emitidas de cada cooperado?



Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 09:09

Bom dia! Maiara! é cooperativa de que especificamente, você falou em notas dos cooperados... é cooperativa rural? por que aí seria o FUNRURAL descontado 2,3% de cada cooperado no campo comercialização de produção da SEFIP. ... em GPS separada....

se ele é cooperado e é descontado o INSS aí será categoria 17 - Contribuinte individual - Cooperado que presta serviços a empresas contratantes da cooperativa de trabalho; no SEFIP e como já mencionado pela colega Angélica já lhe disse GPS 2127....

mas se ele recebe salário com subordinação, habitualidade, etc.... será funcionário normal como qualquer outro!


sobre o sistema... se o seu sistema tiver todas as opções sem problemas fazer por ele é até mais prático para holerites ou RPA caso seja necessário...

Espero ter ajudado.

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 09:20

Samuel S. Rodrigues bom dia.

É cooperativa rural sim!

Os agricultores tinham uma associação, e resolveram transformar em cooperativa.



Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 10:12

Então Maiara de cada nota a cooperativa deve descontar 2,3%, é o abençoado do FUNRURAL,...
basta você somar todas as contra-notas de entrada da cooperativa e lançar no movimento da empresa aba receitas....
coloque o total da comercialização ... o sistema fará a conta ... 2% de INSS, 020% de outras entidades e 0,10 de RAT.. em uma GPS 2607...
se a empresa já tiver outros funcionários sairão 2 guias... esse valor é o INSS patronal do produtor rural... mas se ele quer a condição de segurado do INSS aí terá que contribuir como autônomo ou colocá-lo como funcionário da cooperativa o que acarretará em INSS patronal ...


Att

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)
Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 10:44

Pode passar sim Angelica, sem problemas... mas aí precisa de todas as formalidades de funcionário ... CTPS, exame, ... etc..

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.