x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 607

INSS, não pago pela empresa-período de prescrição

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 22:37

Boa noite srs consultores, uma pessoa que trabalhou 12 anos (ano da admissão1998) de carteira assinada em uma empresa, onde a mesma nunca contribuiu para a previdência, nem para o fgts do funcionário, como proceder para resolver esta situação? O período de 12 anos prescreve para o INSS? Há alguma maneira disto ser resolvido para o funcionário não perder a contagem de tempo de contribuição para sua aposentadoria?
OBS: A CTPS, foi assinada, mas até hoje 18.05.2016, não foi dada baixa, e o funcionário não foi indenizado.

Desde já aguardo resposta,

Rio Largo/AL, 18 de maio de 2016

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 08:08

Willams Jose da Silva

Para resolver essas questões o funcionário terá que entrar com uma ação na Justiça do Trabalho.

Agora quanto ao recolhimento de INSS, ao gerar a SEFIP a informação de contribuinte junto a Previdência Social já é declarada, constando assim o vinculo do funcionário. Pede a ele para ir em uma agência da Previdência e pegar o CNIS, só para confirmar se está registrado esse tempo.

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 09:58

Bom dia srs consultores, uma pessoa que trabalhou 12 anos (ano da admissão1998) de carteira assinada em uma empresa, onde a mesma nunca contribuiu para a previdência, nem para o fgts do funcionário, como proceder para resolver esta situação? O período de 12 anos prescreve para o inss? Há alguma maneira disto ser resolvido para o funcionário não perder a contagem de tempo de contribuição para sua aposentadoria?

OBS: A ctps, foi assinada, mas até hoje 20.05.2016, não foi dada baixa, e o funcionário não foi indenizado.

Foi feito o registrou na ctps, mas nunca informaram rais, gfip, faltando com obrigações junto ao fgts, resumindo, trabalhou 12 anos ( ano da admissão 1998) até 2010, mas não foi dada baixa na ctps até hoje e o funcionário nunca recebeu nenhum tipo de indenização de tempo de trabalho , e nunca teve direito a receber o abono do pis.

A principal dúvida do funcionário é: tem como rever esta questão para ele não ter trabalhado em vão, e este tempo (12 anos) servir para o tempo de contribuição? Como seria feito isto, teria que ter informações via gfip já que nunca enviaram uma gfip sequer, simplesmente assinaram a ctps, mas informações para os órgãos competentes (fgts/inss), nunca foram enviadas e nem houve nenhuma contribuição? Ou a outra forma via justiça desde direito ser concedido ao funcionário quando precisar para se aposentar?

Desde já aguardo resposta,

Rio Largo/AL, 20 de maio de 2016

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.