x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.005

como dar baixa em uma ctps quando o empresário (requerimento

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 22:54

Boa noite, srs consultores, um empresário, proprietário de uma microempresa (Requerimento de Empresário), optante do simples nacional, registrou sua própria esposa como funcionária, mas após uns anos ele faleceu.Como proceder na questão da indenização da esposa? Como ver as situações de FGTS, Seguro desemprego, PIS, INSS, Rescisão etc?
A viúva até hoje não sabe o que fazer porque tudo esta´em aberto: informações de rais, impostos, etc. O contador devolveu toda a documentação da empresa pra ela, que ainda não foi baixada na Receita Federal e não foi feito nada até hoje.
OBS: a mesma era casada com ele (empresário-falecido), e do casamento tiveram filhos, inclusive 1 ainda hoje menor de idade.
Desde já agradeço e aguardo resposta.

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 09:54

Bom dia Patrycya agradeço pela cooperação, você comentou sobre a situação da empresa, mas em relação a ela? Tipo: baixa na CTPS, FGTS, INSS, SEGURO DESEMPREGO, PIS, resumindo direitos do trabalhador que ela nunca recebeu nada. Favor se possível releia novamente o assunto em questão e me fala pode ser?

Patrycya Palladino Furbino

Patrycya Palladino Furbino

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 16:52

Willams Jose da Silva

Desculpe não ter discriminado na primeira msg....

Para a regularização dos direitos trabalhistas dela, ela tb precisará de uma ajuda contábil para recalcular o FGTS e INSS em atraso, além de proceder com a demissão.

Aí entra a questão. Como o marido dela é falecido, a responsabilidade automaticamente passaria para ela, a esposa (sendo a inventariante). E sendo ela a própria funcionária, ela mesma seria responsável pela a dispensa.

Por isso acredito que antes de proceder com qualquer regularização, o viável é ver uma orientação jurídica. Acho que seria o caminho mais fácil e mais barato para ela.

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta felizes segundos."
WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 19 maio 2016 | 21:50

Muito obrigado mais uma vez Patrycya, como seria feita a baixa na CTPS dela, e como seria feita a rescisão com o pagtº de tudo que ela tivesse direito, pois não terá mais quem assine a baixa, tendo em vista que o patrão era o próprio esposo, e não deixou ninguem responsável pela empresa, pois era empresa individual (requerimento de empresário).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.