x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 667

Retificação de GPS sem entrega de GFIP

washington fernando da silva

Washington Fernando da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 06:04

Bom dia a todos se alguem puder me ajudar ...

O caso é , tenho dois clientes que vieram de outro contador e eles recolhiam o carne de GPS pelo cod 2003, com CNPJ e nome da empresa direitinho, pagos por 3 anos, mas nunca foi entregue nenhuma GFIP, pedi um extrato previdenciario e e realmente nada conta deste tres anos de contribuição, pensei em fazer uma retificação de GPS pela receita federal, mas não sei se a falta das GFIPs ira permitir, alguem sabe me dizer se somente a retificação das GPS de pro labore para autonomo ou seja mudar o cod e o identificador ira resolver, sem a necessidade da entrega das GFIPs, pois se entregar com certeza vai gerar a multa que sera maior que o tempo de contriuição. Estou para ir a receita federal mas antes queria a opinião de alguem por aqui.

Desde ja muito obrigado.


Washington Fernando

Washington Fernando
Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 08:01

Bom dia.

Se você disse que recolheram no carne, pelo meu conhecimento o carne de GPS só se usa para contribuintes autônomos, empresas tem que passar Gfip. Deve ser por isso que não consta nada de pagamento, pois este código 2003 é para empresas optantes pelo Simples... Logo teria que ser passado as informações através de Gfip.

É a minha opinião, mas espere alguém com maior conhecimento opinar.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 08:32

Washington Fernando da Silva, bom dia!

Concordo com o Lourival Dorow, cód. 2003 é único e exclusivo para empresas optantes pelo SN que transmitem GFIP.
Quem recolhe carnê são os contribuintes autônomos.
Acredito que você terá que ir a receita para que te orientem a melhor forma de resolver isso.



FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 24 maio 2016 | 08:52

Washington Fernando da Silva um bom dia!

A contribuição previdenciária dos sócios de uma empresa por retirada de pró-labore deve ser feita através da comunicação da gfip na modalidade 1, de outra forma terá problemas junto aos órgãos competentes.

Se estava gerando apenas a guia de GPS sem transmitir a gfip terá um grande trabalho pela frente, na receita constara ausência de gefip o que implicara em multas por cada uma delas e mais as correções, aconselho ir o quanto antes a Receita para fazer o levantamento de toda situação e coletar orientações a proceder.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
washington fernando da silva

Washington Fernando da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 25 maio 2016 | 05:26

Bom dia a todos...

Fui ate a Receita Federal e consegui falar com um fiscal, que me informou não haver outra saida senão a entrega das GFIPs, dado que não ha erro de GPS, somente falta de GFIPs, mesmo que alegue não ser GPS pro labore e sim autonomo, a empresa ja estava aberta e como é empresa individual, eles iriam indeferir a retificação por não haver GFIPs do periodo e como o proprio INSS nos solicitou procurar a Receita Federal, que daria o parecer final, pois caberia a eles a resolução do caso, que foi sem GFIP nada feito...

Assim conversei com os clientes e decidiram deixar pra la, e recomeçar do zero, agora corrretamente com GFIP e GPS bem casadas.

Agradeço a todos as informações solicitas, fiquem com Deus e ate breve...

Washington Fernando

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.