x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 4.739

Desistência do Emprego

Joao Neto

Joao Neto

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 17:50

Boa Tarde,

nossa empresa estava a procura de um colaborador, assim fizemos algumas entrevistas e selecionamos uma pessoa na quinta feira e tarde. sendo assim, demos o valor para o funcionário fazer o exame admissional na sexta feira e trazer o mesmo na segunda feira no seu primeiro dia de trabalho, ai na segunda feira o funcionário veio trabalhar normalmente e trouxe o exame e também os documentos assessórios para a admissão, mais esqueceu de trazer a carteira de trabalho, e para adiantar o processo de admissão, a empresa fez o preenchimento dos dados do funcionário no livro de registro e no relógio de ponto, ele trabalhou normalmente na segunda, terça, quarta, (quinta feriado), e quando foi na sexta feira ele chegou aqui na empresa com a carteira de trabalho dele e disse que queria desistir do emprego por motivos pessoas, gostaria de saber o que devo fazer nessa situação ????

o Livro foi preenchido com os dados do funcionário, mais ele não assinou ! e a carteira de trabalho dele ainda estar em branco ( não fizemos o contrato de trabalho na carteira ainda )


isso é inédito pra mim, nunca tinha passado ou visto uma coisa parecida, então se alguém poder me ajudar eu agradeço !

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 17:56

Boa tarde João Neto!

O procedimento foi incorreto, pois a empresa não poderia ter deixado o empregado trabalhar sem o mesmo ter trazido a CTPS. Ainda mais agora com o e-social, caso o mesmo estivesse recebendo Seg.Desemprego.

O correto agora é regularizar a CTPS dele, mandar ele preencher o pedido de demissão de próprio punho e fazer a rescisão dele e informar isso no CAGED e SEFIP normais.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 27 maio 2016 | 18:13

Joao Neto,

Concordo com o amigo Eduardo, o procedimento feito pela empresa deixou ela vulnerável a uma futura reclamação trabalhista, o correto era na segunda feira ele ja estava com sua CTPS em mãos para a mesma ser preenchida fazer todo procedimento de admissão, a unica forma de corrigir o erro e fazer o procedimento comentado pelo amigo acima, e torce para esse funcionário não usar de ma fé essa falhar e entrar com uma reclamação trabalhista.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 28 maio 2016 | 08:47

Joao Neto

bom dia


perfeito o que os colegas comentaram,a partir de agora não permita que isso aconteça,caso seus superiores exijam que seja feito o incorreto se respalde sempre!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Joao Neto

Joao Neto

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 10:26

vou tomar as devidas providencias.

vou colocar também o período de experiencia de 45/45, e como ele ta pedindo demissão no 4º dia de trabalho, ele vai pagar alguma multa ou faço a rescisão normal ?

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 11:14

Joao Neto, exatamente.
Deverá fazer todo o processo de admissão, e o pedido de demissão no dia em que ele avisou.
Para que não prejudique muito, poderá fazer o contrato de 30 dias.



Allan Lopes

Allan Lopes

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 11:50

Joao é devido o desconto da multa do Art 480 clt. 50% dos dias restantes para termino do contrato como indenização da quebra de contrato
por parte do EMPREGADO.

Att;
Allan Lopes
Especialista em Departamento de Pessoal !
Joao Neto

Joao Neto

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 12:00

como ele trabalhou do dia 23 ao dia 27, ele não vai ter direito a 13º, ferias, né isso ? pois eu acho que pra calcular esses eventos ele teria que ter no minimo 15 dias efetivamente trabalhados ?????

o que realmente eu devo calcular nesta rescisão ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.