x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 966

Assinar CTPS retroativamento para dependentes terem direito

Deisenely B C Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sábado | 28 maio 2016 | 18:32

Boa tarde

Há uns dois meses venho negociando com uma dentista, pois, ela tem um consultório odontológico e ainda não tinha assinado a carteira de uma funcionária.

Ocorre que a recepcionista faleceu e a proprietária do consultório quer agora assinar a CTPS dela retroativamente a fevereiro, para que ela entre na qualidade de segurado e os filhos tenham direito a pensão por morte.

Gostaria de saber se vai adiantar enviar o arquivo SEFIP depois da morte da funcionária.
E se para solicitar a pensão por morte a família vai precisar apresentar ao INSS, a CTPS e a rescisão?

Desde já agradeço,

Deisenely Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Domingo | 29 maio 2016 | 21:14

Carlos Alberto dos Santos

muito obrigada pelo link, ela não está na qualidade de segurado.

Ela começou a trabalhar em fevereiro, mas, a proprietária não assinou a carteira.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 08:00

Deisenely B C Mendonça,

Situação meia complicada essa sua, aconselho você procurar um advogado para fazer todo esse procedimento o mais rápido possível, pois o grande problema e que a recepcionista não estava com sua CTPS assinada, o que sua cliente alegava em não assinar?! Não vai demorar muito a família procurar sua cliente para rever todo seu direitos, voce vai ter que fazer todo o procedimento retroativo, sefip enviar caged fazer uma admissão normal so que retroativa, sem falar na multa que sua cliente ira pagar devido a não assinatura da CTPS.

Procure um advogado para ver essa situação.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Deisenely B C Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 07:33

Daniel Albuquerque

Eu conheci essa dentista no inicio de abril, e desde então, tento fazer a folha de pagamento, inclusive eu ja tinha passado para ela todo o custo necessário para a contratação de acordo com o sindicato da categoria, mas, ela sempre ficou protelando e por diversas vezes eu alertei quanto aos riscos de ter uma funcionária sem registro

muito obrigada

Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 08:11

Deisenely B C Mendonça, pelo menos você fez a sua parte.

Se a sua cliente quer fazer retroativo, faça...
Até porque acho que é o correto.



DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 08:33

Deisenely B C Mendonça,

Pelo menos ela não tem como alegar que você não repassou os riscos de ter uma funcionaria sem registro.

Muitas vezes quando a empresa e fiscalizada e tem funcionários sem o registro na ctps os empresários acabam jogando a culpa pra cima dos contadores que não repassou os riscos.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Deisenely B C Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 08:59

verdade Maiara eu vou fazer as folhas retroativas, mas, eu não vou garantir a ela que os dependentes terão direito a pensão, como disse Daniel Albuquerque é melhor procurar um advogado especializado em previdência.

Verdade Daniel Albuquerque a gente sempre alerta e muitos dizem depois que não sabiam, ainda bem que tenho e-mail para comprovar.
O problema é que os donos de pequenos comércio daqui, tem o hábito de assinar a carteira depois dos três meses e por mais que alertemos é muito dificil convencer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.