x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 14.311

Carta de reabilitação do INSS

Luciana Leite Soares

Luciana Leite Soares

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 09:12

Olá Amigos,
A empresa que eu trabalho recebeu um oficio do INSS pedindo a reabilitação profissional de uma funcionária afastada a 3 anos, como devo responder ao INSS?
modelo de carta e afins.
Eu nunca tive um caso assim, na carta recebida do INSS pedi para a empresa responder ao INSS com os possíveis cargos que ela poderá assumir
mesmo tendo suas limitações, mas eu não sei por onde começar.

Desde já agradeço vocês pelo apoio.

Grata,

Luciana Leite
RH/Departamento Pessoal
Vitória da Conquista - BA

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 14:00

Luciana, boa tarde.
Funciona da seguinte forma.
A empregada ou oficial entrega a empresa uma carta onde a mesma deverá responder as perguntas, algumas e de responsabilidade do rh e outras do depto médico (medico do trabalho).
Depois e entregue ao INSS (divisão acidente de trabalho ou reabilitação), se a empresa respondeu que tem lugar para ela, então o INSS irá chama-la e ela deverá fazer um ESTAGIO por conta do INSS na empresa, onde ela entregará a carta e o cartão de ponto, esse cartão deverá ser preenchido diariamente onde a empregada irá assinar na frente.
Quem irá definir, horário de trabalho, período e o INSS, durante esse período a despesa e do INSS, cabendo a empresa o V.Transporte e Refeição.
Depois de concluido o ESTAGIO/REABILITAÇÃO a empresa então irá responder outro questionário se a mesma está apta ou não, se positivo, então o INSS irá expedir um CERTIFICADO onde mencionará que a mesma irá exercer a função de READAPTADA A FUNÇÃO XXXXX, e o salario será o mesmo que ela recebia (corrigida pelos dissidios) quando trabalhava em outra área/função., exemplo
Supondo que ela era Costureira e recebia R$ 1.200,00 (corrigido hoje), mas com a reabilitação passou a trabalhar na área Administrativa, onde os empregados desta área recebe atualmente R$ 2.000,00, com esse Certificado garante a ela o trabalho nesse depto, mas com o salario como se estivesse na função de Costureira, ok. (mesma coisa vide-verso).

Agora se constar na carta que NÃO há lugar compatível para ela, então o INSS irá designar um(a) funcionário(a) para verificar se isso é correto, se for então ela irá se APOSENTAR POR INVALIDEZ.

http://www.ieprev.com.br/conteudo/id/7828/t/reabilitacao-profissional

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.