x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 17

acessos 7.103

Salário Família - Documentos necessários

Nathália Vieira

Nathália Vieira

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 8 junho 2016 | 14:59

Boa tarde Claudia ,

Eu solicito os seguites documentos - Certidão de Nascimento – Xerox ( Filho menor de 14 anos )
- Declaração de Frequência Escolar – Xerox ( Filho de 07 á 14 anos )
- Carteira de Vacinação – Xerox ( Filho até 07 anos )

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 09:13

Bom dia !

Peço geralmente os documentos de praxe

Certidão de Nascimento e rg, cpf. Daí dependendo do salário dele o sistema levará o valor de direito caso o mesmo tenha.


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Claudia

Claudia

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 10:20

Obrigada pelas respostas...mas mesmo que ele nao se enquadre no salario familia tenho que pedir esses docs?
e com qual finalidade? temos que fiscalizar as vacinas e se eles estudam certo? como voces controlam as vacinas e que fazem se nao tomam as vacinas em dia os filhos? porque se ele nao faz jus do salario familia tenho que solicitar esses docs somente na admissao ou com frequencia? obrigada

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 10:27

Eu não faço esse controle!


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Nathália Vieira

Nathália Vieira

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 10:30

Solicito somente esses documentos no ato da admissão para deixar arquivado, e também não faço controle de frequência escolar e vacina.

Claudia

Claudia

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 11:10

Entendi, mas se fizessem juz do salario familia ai teria que fazer um controle de seis em seis meses de cada certo?
eu sempre solicitei as certidao de nascimento dos filhos independente da idade deles....a declaracao escolar dos filhos de 6 a 14 anos e a carteira de vacinação ate 6 anos.
Nathalia voce pede nessas idades porque?
- Certidão de Nascimento – Xerox ( Filho menor de 14 anos )
- Declaração de Frequência Escolar – Xerox ( Filho de 07 á 14 anos )
- Carteira de Vacinação – Xerox ( Filho até 07 anos )
Obrigada

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 9 junho 2016 | 13:03

Boa tarde Claudia,

Eu peço na admissão e nos meses de maio e novembro, mesmo ele não tendo direito ao salário família, pois se der IR a pagar, o dependente deduzirá da base de cálculo talvez não gerando o desconto. Agora, sobre o salário família, se ele perde esse mês porque teve hora extra e no próximo tem direito, é bom que você tenha os documentos atualizados, porque você sabe que quem paga esse benefício é o governo através da empresa e se você sofrer fiscalização trabalhista, e não apresentá-los, pode ter que devolver esses valores ao governo, certo.
Na dúvida, melhor pedir.

Veja essa matéria, que complementa minha resposta. http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/salario_familia_documentacao.htm

Espero ter ajudado!

Claudia

Claudia

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 00:02

Josiane, boa noite, obrigada pelo esclarecimento, então além do salario família temos que solicitar em caso do funcionário ter algum mês com IR...e seriam os dois nessas idades?
Carteira de Vacinação ate 6 anos
Comprovante de matricular escolar de 6 a 14
certidão de nascimento dos filhos somente ate 14 anos? depois disso nem peço?
e como faz o controle que estão vacinados corretamente? acompanhando o calendário de vacinação?
então os critérios do salario família e do ir são os mesmos quanto a solicitação de documentação?
obrigada e desculpa tanta pergunta

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 07:20

Mesmo que o empregado não tenha direito a receber o salário família, a certidão de nascimento servirá para deduzir o IRRF caso se enquadre na tabela.

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 09:19

Claudia

Vou te explicar da forma que eu entendi e os colegas opinem para ver se está correto meu entendimento:


1º Verifique a faixa de salário do mesmo caso seja dentro da faixa de salário família peça os seguintes documentos:

- Declaração de Frequência Escolar – Xerox ( Filho de 07 á 14 anos )
- Carteira de Vacinação – Xerox ( Filho até 07 anos )

Esses documentos precisam ser trazidos 2 vezes ao ano, até maio a declaração de frequência escolar e em Novembro a declaração e xerox da carteira de vacinação, para manutenção do benefício, caso alguém não traga a empresa pode suspender o pagamento, pois é obrigação da mesma ter estes documentos para comprovar o abatimento do salário família.....

Para todos peça a certidão de nascimento para dependentes menores de 21 anos ou até 24 anos se estiverem estudando, esse documento serve para dedução de imposto de renda;

Mesmo que não tenha IR retido recomendo que tenham os documentos dos dependentes e que o cadastro seja completo para futuro cadastro no e-social esteja pronto, além de ficar mais fácil a verificação de atestados de acompanhamento de dependentes a consultas etc....

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 09:21

Bom dia Cláudia,

Então, para o salário família são essas idades. Já para o IR, as idades são outras, veja economia.uol.com.br e o controle, eu faço assim: nos meses em que o empregado deve apresentar os documentos, eu olho se a próxima data anotada a lápis na caderneta de vacinação está atualizada (quer dizer, deve ser a próxima vacina a ser tomada, e deve ser com data posterior a que estivermos) e o comprovante de frequência escolar, caso você desconfie, pode ligar na escola e questionar.

Espero ajudar! Boa sorte!

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 13:50

Isso mesmo Cláudia, muitos empregados vão contribuir com o IRRF devido as alterações salariais conforme as convenções coletivas, pois a tabela será alterada somente em 2017.

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.