x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.131

Recolhimento INSS - Empresário Individual

Dayane Silva Costa

Dayane Silva Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 11:01

Bom dia á Todos!

Gostaria de tirar uma dúvida referente ao recolhimento de INSS para empresários individuais.

Fiz algumas pesquisas e percebi que através da Folha de Pro Labore, meu cliente (empresário individual) poderia contribuir para o INSS com um percentual sobre o salário mínimo que seria de 11%.
No caso, trata-se de uma empresa nova, no começo e ele não dispõe de muitos recursos, portanto seria ideal um desembolso menor. A empresa é optante pelo simples, então não teria o recolhimento ref. aos 20% da parte empresa.

Minha dúvida é, para fazer a folha de Pro Labore e recolher o valor do INSS eu preciso ter um sistema??
ou tenho como fazer de forma manual?

Pergunto isso por conta da geração da GFIP etc...

Se alguém puder me orientar, agradeço muito!

Obrigada,

Dayane

Dayane Costa
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 11:06

Dayane Silva Costa, você vai precisar ter pelo menos o programa da SEFIP para transmitir as informações a previdência e gerar a guia GPS para recolher o INSS.



Dayane Silva Costa

Dayane Silva Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 11:26

Oi Mayara,

Neste caso, não preciso de um sistema? Posso inserir os dados manualmente no programa da Sefip?
Porque as experiencias que tive (poucas) com relação a transmissão do arquivo Sefip, já era importado diretamente do sistema da Folha...

Obrigada pela ajuda!

Dayane Costa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.