x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.085

Como dar entrada no Salário Família.

André Santos

André Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 18:45

Boa noite pessoal.

Sou Contador e sempre trabalhei em empresas, nas áreas Contábil, Fiscal e Controladoria. Minha experiência com Departamento Pessoal é apenas de fazer a folha de pagamento de um cliente particular que atendia enquanto trabalhava em outras empresas como empregado e também de acompanhar o setor de DP enquanto era Controller da empresa que eu trabalhava.

No ano passado resolvi abrir meu escritório contábil, e pela pouca experiencia em DP é o que mais estou tendo dificuldades. Por isso peço desculpas pelas perguntas meio básicas, mas vou contar com ajuda dos amigos que possuem mais experiência nesta área.

Estou com uma dúvida:

Um funcionário de um cliente teve filho neste mês e questionou sobre o salário família. Sei que para ter direito o funcionário tem que cumprir aqueles requisitos que a lei pede, mas estou na dúvida sobre como dar legalidade ao processo.

1 - O funcionário entregando todos os documentos para ter direito ao beneficio, eu precisarei entregar estes documentos ao INSS? Ou apenas faço o pagamento em folha e compenso na SEFIP?

Ou seja, seria necessário algum cadastro perante ao INSS para ele receber o beneficio, ou a própria empresa fica responsável por validar os documentos entregues?

Agradeço muito a ajuda de vocês desde já.

Obrigado.

André Santos.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 27 junho 2016 | 20:17

Boa noite André,

1- Não precisa entregar os documentos no INSS, apenas arquivar junto aos documentos da empresa. Cadastra o filho na folha para inclusive, deduzir IR.