x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 544

Marilia

Marilia

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 2 julho 2016 | 22:59

Boa noite,

Tenho um funcionario que completou 60 anos, ele veio pedir que aumentasemos a contribuicao do INSS, para que ele consiga aposentar com mais de um salario minimo.

Alguem pode me orientar sobre isso?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Domingo | 3 julho 2016 | 12:29

Marilia, bom dia.
Não é bem assim que funciona, ela que tem 60 anos de idade, já pode se aposentar POR IDADE, mas precisa ter no mínimo 15 anos de contribuições.
O calculo e da seguinte forma

E apuração das maiores contribuições de JULHO/94 até a data do pedido da aposentadoria, nele e descartado 20% das menores contribuições.

Supondo que ela esteja contribuindo desde JULHO/94 e irá pedir aposentadoria agora em JULHO/2014, então são 20 anos, que multiplicado por 12, dá um total de 240 meses, deste serão descartado para o calculo 20% = 48 contribuições (as menores).

Sugiro que antes de aumentar a contribuição verifique junto ao INSS se irá compensar, na maioria dos casos não...(isso quando já tem tempo para se aposentar).

Pra isso precisa agendar no 135, APOSENTADORIA POR IDADE.

Eu, particularmente, já agendaria para requerer a aposentadoria, e quando for liberado, ai sim ela irá verificar se aceitará ou não.
Para fazer o calculo se compensar aumentar o valor da contribuição somente através de um especialista (contador) onde o mesmo irá solicitar a relação das contribuições desde julho/94, esse documento e fornecido pelo INSS através do CNIS, se ela tiver conta no BBrasil/CEF poderá tirar esse relatorio no Terminal, caso contrário terá que agendar pelo 135 e explicar a atendente que está precisando desse relatorio.

OBS. NÃO AUMENTE O VALOR DA CONTRIBUIÇÃO ANTES DESSE CALCULO, SENÃO ESTARÁ PERDENDO TEMPO E DINHEIRO.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.