x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 605

Cálculo correto do salário da mesalista

mariene vaz

Mariene Vaz

Bronze DIVISÃO 1, Economista
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 07:47

Bom dia.
Meu nome é Mariene.
Tenho uma secretária que trabalha 4 horas por dia, de segunda a sexta, num total de 20 horas semanais. E neste mes de junho precisei que ela fizesse 9 horas extras no mês. Pago a ela 558 por mês, sendo que tenho contrato que discrimina a jornada diária de 4 horas, e que pagarei R$558 ao mês.
Dúvidas:
1- Ela é considerada mensalista ou horista?
2- Preciso pagar a DSR?
3- Tenho calculado o salário dela da seguinte forma: 558+salário familia+horas-extras-desconto de INSS e FGTS=salário final. Está correto?
Muito obrigado.

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 08:24

Bom dia.

1 - Ela é considerada mensalista ou horista? Depende do tipo de contrato que você fez com ela. Ela pode ser tanto mensalista como horista.
2 - Preciso pagar a DSR? Sim, todo funcionário tem direito ao Descanso Semanal Remunerado.
3- Tenho calculado o salário dela da seguinte forma: 558+salário familia+horas-extras-desconto de INSS e FGTS=salário final. Está correto? Não, FGTS não se desconta do funcionário, é um beneficio, a empresa que deve pagar.
Se ela é mensalista, independente do mês ter 28 ou 31 dias ela recebe 558,00. Se ela for horista, depende de quantos dias ela trabalhar no mês o salário dela irá variar.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"
mariene vaz

Mariene Vaz

Bronze DIVISÃO 1, Economista
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 11:36

Desculpe. O fgts sou eu quem pago.
No contrato, eu descriminei as horas de 8 às 12, de segunda à sexta. Com intervalo de 15 minutos. E de pagar o salário de 558 por mês.
O que eu precisaria colocar no contrato para definir se ela é mensalista ou horista?
OUtra dúvida.
Qual fica mais em conta p mim. Mensalista ou horista? Levando em consideração todos os encargos q teria q pagar p ela ema cada caso.

Lourival Dorow

Lourival Dorow

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 12:00

Se você discriminou no contrato que paga ela por mês, então ela é mensalista. Se fosse para horista teria que por que paga X por hora.

Quanto aos encargos, fica mais ou menos igual, a diferença é que mensalista sempre recebe por 30 dias, mesmo quando o mês tem 31 ou 28 dias. Quando se é horista sempre recebe pelas horas que trabalha, se o mês tem 28 dias ela recebe menos, se tem 31 dias recebe mais.

Atenciosamente;
Lourival Dorow

"A sabedoria é o dom que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.