x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 401

Kamylla Freitas

Kamylla Freitas

Iniciante DIVISÃO 1, Fisioterapeuta
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 11:14

Olá! Bom dia... Tenho algumas dúvidas sobre o PIS, e gostaria de alguns esclarecimentos.
Bom, trabalhei em uma empresa no ano de 2015 á 2016. Todo este tempo a minha Carteira de Trabalho só foi assinada no ano de 2016. (fevereiro)
No mês Abril, tive que sair da empresa pedi demissão. Só que até a data de Hoje não consta do sistema da caixa econômica que o meu fgts estava sendo depositado mensalmente. Entrei em contato com a ex empresa, e o mesmo me disse que daria entrar no pagamento ainda este mês. Só que a minha dúvida é, se a empresa fizer o pagamento ainda este mês das parcelas do fgts, eu tenho direito á receber o PIS ainda este mês, oque pode acontecer nesta situação.
Como mostra no calendário do o pagamento PIS será liberado no dia 28/07/2016.
Ficarei grata pelo retorno.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 11:21

Kamylla Freitas

Se vc só foi registrada a partir de fevereiro/2016 não receberá este PIS que já está liberado, pois é referente à 2015. A não ser que a empresa retifique tudo, todas as folhas de pagamento, GFIP, CAGED, RAIS. .....

O PIS de 2016 será pago em 2017.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Deisi P.

Deisi P.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 11:26

Bom Dia

Se você trabalhou sem carteira assinada em 2015, não tem direito ao PIS.
Se a tua carteira só foi assinada em 2016, você vai ter direito quando a empresa enviar a RAIS no início de 2017, se tiver no mínimo 5 anos cadastrada no PIS e se a remuneração não ultrapassou 2 salários mínimos.
E o direito ao PIS não tem relação com o FGTS e sim com o envio da RAIS.

Atenciosamente,


Deisi Paes
Pessoal - Mitra
Poa - RS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.