x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 10.827

Envio arquivo SEFIP com INSS desatualizado

Rebecca

Rebecca

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 5 julho 2016 | 18:45

Boa noite a todos.

Estou com uma dúvida. Fiz a declaração e transmissão do arquivo SEFIP pelo ICP, porém após esta transmissão notei que as tabelas do programa estavam desatualizadas. Atualizei e os valores da guia do FGTS não alteraram, apenas o valor da GPS que modificou. Minha dúvida é, preciso enviar novamente pelo ICP ou fazer alguma retificação? Se sim, como faço isso?

Obrigada!

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 08:42

Não há necessidade. Se bateu os valores com o seu sistema...Está correto!

O FGTS muda apenas a vigência.


Abcs !


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Adriana Siqueira

Adriana Siqueira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 16:38

Boa tarde,

Sugiro que envie uma GFIP retificadora com a tabela de INSS atualizada, todos deverão estar na Modalidade 9 (retificação) compare os valores, não deve haver mudança no FGTS mas pode ser que tenha diferença no INSS, caso tenha diferença entre a guia de GPS paga com a nova guia de GPS gere no site da previdência a guia com a diferença, porém se não foi paga apenas troque a guia de GPS.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 16:46

Rebecca


Conforme você mencionou o valor do INSS alterou por causa das aliquotas, deve reenviar as informações conforme o colega citou , com a tabela atualizada ...

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 16:52

Mil desculpas pela informação equivocada Rebecca...eu li como se tivesse ficado o mesmo valor na guia de INSS e não tinha alteração no FGTS.


Como mudou os valores, devido a atualização das tabelas deverá sim como as colegas acima informaram reenviar a declaração.




''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Rebecca

Rebecca

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 14:40

Não sei se me expressei errado.
Meu sistema de folha de pagamento gerou o valor correto. O que acontece é que na hora de importar o arquivo do sistema de folha de pagamento para o sistema SEFIP, o SEFIP estava com as tabelas desatualizadas, e gerou um valor de GPS diferente do da folha de pagamento, após atualizar as tabelas, os valores bateram, porém eu já havia enviado pelo Conectividade Social e gerado a guia para pagamento do FGTS. Os valores de recolhimento do FGTS não alteraram em nada, o que modificou foi o valor a pagar da GPS.

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 14:45

Rebecca,

Nessa situação, você deve gerar nova sefip, coloca os trabalhadores na modalidade 9.
Se a guia de GPS que você enviou para o cliente for do seu programa de folha, não precisa gerar nova.
Agora se você enviou a GPS que o Sefip liberar, ou você emite nova e manda para o cliente substituir, ou você faz uma guia avulsa constando a diferença do INSS.

At,

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 14:59

Rebecca,

Você deve reenviar e corrigir, pois dependendo do salário o percentual que desconta do funcionário varia. E são as informações da sefip que vão pra o INSS.

EX: salário de 2.000,00 na sua folha descontou 9%, mas na sefip por conta da tabela desatualizada o desconto foi de 8%.


At,

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 16:12

Rebecca,

Sim você deve excluir a anterior,

Na aba principal onde você coloca a competência e o código de recolhimento tem a opção ao lado esquerdo de Exclusão das informações anteriores, nesse caso, a sefip tem que estar com as informações iguais a anterior, para ser excluída.
Se você faz backup, é só restaurar, pedir novo, entra com a competência marca exclusão e envia.
Aguarde 1 dia ou 2 e envia a sefip nova com a tabela atualizada.

At,

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 16:20

Rebecca

Não precisa excluir, apenas reenvie com a informação correta que o sistema irá sobrepor.

Só precisa excluir a GFIP antes de enviar uma nova quando a chave da nova GFIP será diferente da errada.

Chave = FPAS, COMPETÊNCIA, CÓD RECOLHIMENTO E CNPJ.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 17:16

Karina Louzada,

Eu tive uma empresa, que teve divergências de valores de INSS, eu simplesmente reenviei as Gfip's com as informações corretas, mas a Chave = FPAS, COMPETÊNCIA, CÓD RECOLHIMENTO E CNPJ, era a mesma.
Quando fui tirar extrato de pendências a empresa estava com débitos, fui até a agencia da Receita Federal, e lá a atendente me disse que em alguns meses havia duplicidade de Gfip, me deu até as datas que elas foram enviadas.

E me orientou, toda vez que eu fosse reenvia um sefip, por divergência de valores, eu deveria excluir a anterior.
Agora eu só faço dessa forma.

At,

Rebecca

Rebecca

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 8 julho 2016 | 17:19

Ok Mara, mas essas opções não existem no portal ICP, e como já era o último dia para emissão da Guia, não dava pra esperar um ou dois dias para excluir e mandar novamente, mandei e a errada ainda está lá.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.