x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 691

Devolução FGTS Mensal

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 15:00

Boa tarde!

Tivemos algumas particularidades na folha de pagamento este mês e a base do FGTS foi informada incorretamente (a maior) para cerca de 800 funcionários. A guia do FGTS já foi paga e precisamos solicitar a devolução desses valores.
Pelo que pesquisei, essa solicitação deve ser feita através de RDF, mas devo fazer isso com a informação de cada funcionário? Haveria alguma forma de solicitar esse valor de uma única vez? Em cada formulário RDF é possível colocar a informação de 6 funcionários, neste caso precisaria fazer cerca de 133 formulários... Muito complicado dessa maneira....

Obs: Já enviei a Sefip retificadora com esses funcionários na modalidade 9 e com a informação correta das bases.

Desde já agradeço!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 15:40

Priscila Cruz

Como vc vai solicitar devolução de valores por informação de remuneração a maior, acredito que deverá preencher um a um a diferença de remuneração. Esses valores devem variar conforme o funcionário certo?

Conforme manual pg. 50:

Exemplo n° 30 - Retificação com Devolução por informação de depósito ou remuneração a maior

A empresa recolheu a competência 07/2008 informando uma remuneração a maior para um de seus trabalhadores no valor de R$ 1.500,00, sendo que o correto seria de R$ 1.000,00.
Para corrigir essa ocorrência, o empregador preenche o RDF, campos 1 a 15 com a identificação do empregador e da guia paga, 19 a 24 com o motivo da devolução e dados do trabalhador, 28 a 31, com os valores de depósito ou remuneração pleiteados. Anexar comprovante de conta bancária de titularidade do empregador para depósito do valor a devolver e cópia da GFIP/GRF autenticada com a respectiva RE - Relação de Empregados.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Priscila Cruz

Priscila Cruz

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 15:42

Pessoal, boa tarde!

Vim dar um retorno de como consegui resolver o problema.

Pela lógica, acabei fazendo os RDF's com a informação de remuneração a maior de cada funcionário, formam cerca de 100 formulários e, por fim, não aceitaram desta forma, pediram que eu fizesse uma única RDF com a totalização do valor da remuneração a maior (imaginem o tempo que perdi em vão rs)

Após isso, por se tratar de muitos funcionários, a Caixa sugeriu retirar todo o valor das contas de todos os funcionários para que nesse meio tempo eu reenviasse uma nova Sefip da seguinte forma:

'O Empregador deverá gerar o arquivo com as remunerações corretas para a competência, na versão atual do Programa SEFIP, disponível no site https://www.caixa.gov.br, utilizando a opção FGTS “Individualização” e alocando todos empregados na modalidade “BRANCO” (Recolhimento ao FGTS e Declaração para à Previdência), exceto os que já efetuaram o saque da conta vinculada ao FGTS, que deverão serem alocados com modalidade "9" (NOVE) , OBSERVANDO ORIENTAÇÕES DO MANUAL SEFIP. Solicitamos observar que os arquivos devem ser gerados com base no documento recolhido (GUIA PAGA) e informar em “Data”, na opção “Individualização”.'

Obs.: Durante esse processo a conta do FGTS da empresa ficou bloqueada, impossibilitando qualquer movimentação na conta e, até mesmo, visualização de extratos.

Obrigada pela ajuda de todos!




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.