x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 12.288

Retificação Sefip

Alice Pereira

Alice Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 17:10

boa tarde,

uma de nossas empresas do ramo da construção civil tentou tirar uma CND e não conseguiu, visto que a alguns anos atras usou-se o codigo de recolhimento errado na sefip(ao invês de usar o 150 usou o 155). O que posso fazer para solucionar este problema, quais os passos que devo seguir, dado ao fato de que o fiscal do INSS, só libera a CND após a retificação via conectividade????

Thiago Nascimento Gomes

Thiago Nascimento Gomes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 15 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 12:05

Boa tarde Alice,

Ja passei por uma situação como essa so que no meu caso a fiscal me disse como retificar. No caso de codigo da SEFIP é mais complicado pois vc tera que solicitar a exclusao da SEFIP errada e enviar no novo codigo ou seja a base de dados da fiscal terá que ser limpa. lembrando que se foi recolhido no 155 a GPS foi recolhida em algum CEI tera que ser solicitado um ajuste de guia tambem. Saliento que houve mudanças nas retificações da SEFIP veja se a situação vai encaixar nas novas regras acredito que tera penalização.

Espero ter ajudado

Thiago

Sds,

Thiago N. Gomes
Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 14:42

Alice.

Muito mais facil retificar do que imagina.


SEFIP 8.40
informe novamente a sefip no código correto e coloque todos na modalidade 9.
verifique se as remunerações o valor da previdencia e do FGTS conferem com o primeiro arquivo enviado.

se estiver tudo certo aguarde a Sefip entrar no sistema se você não gerou pedido da certidão é só verificar pelo relatório de inconsistencia, se acaso fez o pedido depois de uns 10 dias pode ir na Previdencia e pedir a CND.

att
Raphael

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 14:46

desculpa acabei de verificar aqui e havera necessidade sim de fazer a exclusão alem de fazer este processo de retificação.

para excluir:

sefip 8.40
é só abrir novo movimento, competencia e código informado incorreto(155), e não esqueça de clicar em Pedido de exclusão.


não importa a versão que foi enviado antes a previdencia exclui de acordo com o código da sefip 155, competencia e o FPAS.

att
Raphael

Denise Costa

Denise Costa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 00:47

Pessoal
Eu ja fiz varios acertos de sefips, porem agora ja se passarem mais de 20 dias e nada ocorre, ja fui na agencia e as atendendes dizem que preciso esperar o processamento, eu ja nao sei mais o que fazer pois o cliente quer por que quer a CND para participar de uma licitacao, o processo de exclusao esta certo, alguem sabe me dizer o que eu devo fazer???? estou entrando em desespero...

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 07:32

Deise,

Provavelmente a(s) Sefip retificadas cairam em malha. A FENACON alertou em nota recente que recebi que a Receita Federal está utilizando este procedimento.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Denise Costa

Denise Costa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 11 anos Sábado | 8 setembro 2012 | 17:05

Pessoal, ja fui varias vezes no atendimento previdenciario e me dizem que devo apenas aguardar , mas esta muito demorado e a emprsa precisa muito da cnd. alguem pode saberia me dizer o que preciso fazer?

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 22:27

Deise Rocha Boa Noite;

Neste caso, você deve solicitar uma "declaração de urgência" do órgão que esta organizando a licitação (com dados do órgão, responsável pela licitação, carimbo);

Com esta declaração, compareça a uma unidade da RFB, apresente a sefip entregue (protocolo de entrega + relatórios acessórios) / guia paga se for o caso, e solicite a CND;

OBS.: Realizei este procedimento a aproximadamente 01 ano e meio atrás e consegui a CND. Verifique se o mesmo sera aceito na agência da RFB da sua localidade;

Abraços

Att

Denise Costa

Denise Costa

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 22:41

Muito obrigada Eduardo, tenho ido continuamente a RFB e hoje fiz um pedido de CND protocolado, na quarta feira ha outro atendimento sem necessidade de senha entao estarei anexando todos os documentos que vc informa , e para reforcar ja fiz uma reclamacao na ouvidoria, hoje minha reclamacao entrou em analise, irei aproveitar irei enviar todos documentos que tenho tb para esta ouvidoria, e uma absurdo as atendendtes so informarem que temos que aguardar sem nenhuma previsao .
Abracos

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 10:20

fiz uma sefip com a saida de um empregado 21/09 pedido de demisão e enviei, mais não paguei a guia, agora o empregador mandou refazer colocar o empregado trabalhando o mês de setembro inteiro, e quando chegar em outubro ele vai mandar ele embora. Agora o que devo fazer?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 11:10

Apenas complementando:

Se foi feita a movimentação informando a demissão, esta deverá ser excluída através do formulário RDT, preenchendo o "Pedido de Exclusão".

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 09:49

bom dia,

fiz um cadastro no sistema e não tinha observado que o código de terceiros 0079 para faps 507 e correto seria fpas 515 e codigo de terceiros 0115 cnae 7490-1/04 rat 1,00% fpas 515 atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em
geral, exceto imobiliários.

o problema é que vi esse erro depois de ter enviado o arquivo sefip e ter gerado o arquivo grf.

como retificar o sefip tais informações?

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 09:58

Bom dia José Irineu,

Segue orientações:

Correção Código de Terceiros

Basta a entrega de uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta e contendo a informação devida. Todos os trabalhadores informados na GFIP/SEFIP apresentada anteriormente devem ser informados na nova GFIP/SEFIP com a Modalidade 9, desde que não apresentem outras incorreções.


Correção FPAS

A correção da informação contida nos campos que compõem a chave da
GFIP/SEFIP deve refletir nos dados de todos os trabalhadores que participam da nova GFIP/SEFIP, onde constarão com a Modalidade 9, podendo ser necessário um pedido de exclusão, além da entrega da nova GFIP/SEFIP, contendo as informações corretas.
Para a Previdência, o pedido de exclusão é necessário quando for informado um dado componente da chave incorreto, exceto para os códigos de recolhimento exclusivos do FGTS. Assim, se foi informado um FPAS 507, quando o correto era 566, será necessário um pedido de exclusão para a GFIP/SEFIP que contém na chave o FPAS 507. Entretanto, caso fossem corretos os dois FPAS, 507 e 566, tendo sido apresentada apenas uma GFIP/SEFIP, contendo todos os trabalhadores no FPAS 507, bastaria a entrega das novas GFIP/SEFIP para cada FPAS, não sendo necessário o pedido de exclusão.


Base Legal: Manual SEFIP

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.