x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 506

compensação inss

EDNA MARIA BORBA MAIA

Edna Maria Borba Maia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 14:01

Boa Tarde!

uma empresa do simples prestou serviços e teve retenção na NF de INSS, só que essa retenção não foi informada em SEFIP isso em 2012 a 2014, a mesma não tinha funcionarios, posso usar a compensação na folha em 2016?, alguem pode me ajudar

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 18:00

Edna Maria Borba Maia

Deverá retificar as sefips para informar as retenções , mesmo que a empresa não tenha funcionários deveria ter sido informado já que ao menos o empresário e/ ou sócios prestavam o serviço ....

Deve retificar mês a mês informando as retenções e utiliza-las a partir de agora

Lucineia Nogueira

Lucineia Nogueira

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 11:37

Bom dia.
Minha dúvida era exatamente essa, mas ainda fiquei com uma questão: A empresa não informou a retenção nesses períodos que eu vou retificar, mas pagou as guias de INSS, que eram bem baixas e provavelmente vão zerar quando eu lançar as retenções. Esses valores que ele pagou eu consigo reembolsar?

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Josué 1:9
Karina Matos

Karina Matos

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 14:48

Boa tarde Lu,

Até onde eu sei, o reembolso pode ser solicitado através do PERDCOMP, mas seria mais simples utilizar os créditos a partir de agora. Não teria como você fazer isso?

Karina

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 15:21

Lucineia Nogueira

Não tenho certeza mas provavelmente para compensar este valores pagos a maior deverá ir a receita federal...

Quando você fizer as devidas correções , estes valores irão sobrar, e o sistema irá apresentar esta inconsistência...

Assim indo na receita conseguirá pedir para que eles aloquem este crédito na competência do mês seguinte e pagaria somente a diferença em GPS...

OU através de Perdcomp mas isso demora muito mais, então tente verificar a sugestão acima , mas não tenho certeza do procedimento...

Lucineia Nogueira

Lucineia Nogueira

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 08:54

Oi gente.
Então Ka, eu ia fazer o reembolso pelo PERDCOMP mesmo, mas sei que demora... O jeito é enviar a partir de agora mesmo, até porque não é muita coisa, ele é simples e só pró-labore, é pouca coisa... Obrigada!

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Josué 1:9

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 10:00

Lucineia Nogueira


Verifique como será enviado a partir de agora, a retenção tem que ser informada na competência em que ocorreu, e automaticamente ela irá abater do valor do INSS devido, ou seja a guia paga vai ficar sobrando...

Acredito que para facilitar pode pedir que seja compensada nas próximas competências através da sefip , mas verifique antes na receita federal, pois se o tramite não for feito de forma correta irá gerar muita dor de cabeça....

Lucineia Nogueira

Lucineia Nogueira

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 10:03

Estefania,
Fazer o envio com a retenção eu já sabia, minha dúvida era só com as anteriores que não foram enviadas. Daqui pra frente eu sei fazer, obrigada!

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".
Josué 1:9

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 10:14

Lucineia Nogueira

Sim eu me referia as competencias anteriores pois estas devem ser informadas mês a mês , para que possa ser gerada a perdcomp , só esse processo demora até mais de 5 anos, muitas vezes deve entrar judicialmente para conseguir...

Por isso sugeri que verifique a possibilidade de compensar esses valores pagos nas próximas competencias se tiverem resíduos a pagar, assim o empresário não perde este valor....

Lembrando que existe um prazo de 5 anos para que seja feita a compensação ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.