x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 9.801

Entrega Exame Demissional / CTPS Após Demissão Sou Obrigada

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Domingo | 7 agosto 2016 | 18:36

Boa tarde Pessoas do Fórum!

Foi desligada da minha empresa e marcaram o exame demissional, o problema e que querem que eu retorne na empresa após realizar o exame, para entrega-lo e deixar a CTPS. Posso enviar uma cópia do exame via e-mail para empresa, e levar o original no dia da homologação juntamente com a CTPS?

Obs.: Geralmente empresas de saúde ocupacional, fazem o envio para o RH da empresa, mas como a empresa que me demitiu não tem convenio, não o fazem.

Obs.: Não quero retornar na empresa, devido ao fato de ter sofrido humilhações dos executivos. Não quero nunca mais passar perto e nem ver essas pessoas.

Com relação abaixa da ctps, a empresa terceiriza RH/Contabilidade. Sei que o prazo para entrega é de 48h.. algo impede que leve a ctps no sindicado e eles fazem a baixa na hora da homologação?

Obrigada a todos;

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Domingo | 7 agosto 2016 | 19:32

Monica, pelo que relata e uma situação delicada.
O que você pode fazer e scanear e enviar por e-mail e depois entregar a original na homologação.
Com a CTPS você pode entregar na homologação, mas lembre-se dificilmente/raramente a entrega será na hora, haja visto que o rh/dp precisa atualizar, e dar a baixa.
Na minha opinião, e melhor fazer uma FORCINHA e entregar tudo na empresa, assim acaba este transtorno.(sei que é dificil).
Deve ter alguém na empresa que você,(vamos assim dizer) goste/confie, então peça para essa pessoa fazer esse favor, caso não queira ir mesmo.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Domingo | 7 agosto 2016 | 19:40

Sim, a empresa e obrigada a te entregar um recibo/declaração que você entregou a carteira de trabalho para atualização/baixa.
Você mesmo pode fazer essa declaração e pedir para a pessoa que receber protocolar sua via, mencionando a data/hora que recebeu assinando e colocando o nome por extenso sob carimbo(assinatura/cnpj).

Caso a empresa negue em assinar ou fazer o recibo, então entregue no dia da homologação e peça para a(0) homologador(a) ressalvar ou fazer o recibo ,ok..

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 10:19

Jessyca

Trata-se de proposta de alteração somente, que ainda não temos retorno de foi ou não aprovada, creio que não, pois não tivemos mais notícias.

No próprio link que vc postou consta:

Tramitação
O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2016 | 10:31

Jessyca e Karina,

Bom dia e muito obrigada pela recepção aqui no fórum.

Com relação ao prazo, o de dez dias para entrega, não consta nada oficial na CLT.

Caso a empresa ultrapasse o prazo de 48hs, tenho direito a multa de um salario correto? Ainda fico em dúvida, e penso que a CTPS deveria ser apresentada somente no dia da homologação..algumas empresas até preferem dessa forma.

um ótima dia meninas.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 09:15

Ana, bom dia.
Se ele não entregar a carteira para atualizar e dar a baixa ele não conseguirá

- Receber o FGTS
- Dar entrada no Seguro Desemprego
- Conforme o sindicato não conseguirá fazer a homologação


A empresa deve fazer a parte dela e comunicar por escrito que compareça a empresa para apresentar a CTPS para atualizar e dar a baixa

ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.