x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 619

Contribuição INSS e o MEI

Ricardo B

Ricardo B

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2016 | 23:06

Já contribui com o INSS por cerca de 6 anos pelo mínimo de 11% (R$96,80). Caso eu abrir uma MEI vou passar a pagar menos (R$45,00) para ter o mesmo benefício do INSS, ou seja, aposentadoria depois de 15 anos pelo salário mínimo, correto? E, se eu tenho 36 anos, seria melhor abrir a MEI então faltando 15 anos para eu atingir a idade mínima de aposentadoria? E aquilo que eu já contribuí até hoje para o INSS, eu perco ou é abatido desses 15 anos? Se abater, então ao invés de ingressar 15 anos antes, posso ingressar em 9 anos antes de eu atingir a idade mínima de aposentadoria?

Isabella Bortolan Nogueira

Isabella Bortolan Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2016 | 10:37

Bom Dia,

Para a aposentadoria por idade, precisa de no mínimo 15 anos de contribuição, e entram na soma todas as contribuições feitas ao INSS (registro em carteira, contribuições em carnê, MEI, retiradas de pró-labore, etc.)
Então como você já tem 06 anos de recolhimento pelo carnê, pelo recolhimento simplificado de 11% (que só gera direito à aposentadoria por idade e de 01 salário mínimo) em tese faltam apenas 09 anos de recolhimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.