x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 7.594

Cadastro CNIS atualização

Ivana

Ivana

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 15:45

Boa Tarde.

Estou com um problema em um funcionário antigo de uma das minhas empresas.
Ele foi a uma agencia do INSS e retirou um relatório de todas as contribuições dele, falou que a atendente consultou pelo CPF, e não esta aparecendo o período em que trabalhou na minha cliente.
Verificamos que ele possui duas inscrições no INSS, e só aparece as contribuições da inscrição que não utilizei.
Os impostos estão todos quitados, as informações em GFIP corretas. Fiz um qualificação cadastral no Esocial com as duas inscrições e ambas qualificaram (fiz para verificar se na inscrição que utilizei não falta o CPF na Previdência e por isso não havia puxado) .
No site do INSS consultei e as duas inscrições parece estar corretas.
Informei e forneci documentos ao funcionário para o mesmo ir a agencia do INSS com cópia do livro de registro (autenticada) carteira de trabalho onde consta o registro e copia do Termo de rescisão, para provar o vinculo empregatício e pedir atualização do CNIS.
A atendente informou que não poderia atualizar mediante esta documentação, por que esta documentação não serve de prova de vinculo, e que a inscrição que utilizei não consta no sistema do INSS, e que eu teria que fazer constar para que possa ser considerado.

Não vejo mais como resolver a situação, se alguém pegou algo parecido e puder me dar uma luz eu ficarei muito grata.

Obrigada.

Ivana

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 14:52

Boa tarde, Ivana!

Nunca tive um caso semelhante, mas talvez seja interessante, você ligar no INSS e confirmar quais são os documentos exigidos p/ este caso específico do seu cliente: 2 inscrições no INSS.

Veja a relação de documentos solicitados pelo INSS, p/ a comprovação do vínculo/tempo de contribuição:

http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/informacoes-gerais/documentos-comprovacao-tempo-contribuicao/

Aproveito p/ sugerir que este funcionário, procure outra agência do INSS e apresente todos os documentos.



" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Ivana

Ivana

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 15:23

Boa Tarde Jessica.

Até estava cogitando esta possibilidade de refazer as informações com o PIS que consta no INSS, mais minha preocupação é com outras informações que fiz com base no PIS anterior. Como Caged e liberação do FGTS por exemplo, passariam a estar incorretas.
No teu caso não tivesse problemas em relação a isso?

Ivana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.