x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 982

Erro Cálculo de Rescisão - Demissão por justa causa

Larissa Santos

Larissa Santos

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 7 anos Sábado | 3 setembro 2016 | 20:36

Boa Noite !

Preciso muito de uma ajuda, fiz uma rescisão por justa causa e não me atentei aos direitos do empregado e confiei no meu sistema de folha.
Para minha surpresa a rescisão foi calculada de forma errada, a empresa não tendo conhecimento pagou daquela forma sem questionamentos.
Mas agora ao fechar a folha percebi o erro devido ao cálculo de INSS sobre o 13º salário, ao qual a SEFIP não considera a incidência e meu sistema de folha sim, gerando diferenças.

Esta rescisão já foi paga, alguém já passou por isso. Como posso proceder? Estou desesperada.

Foi pago a mais 13º salário e férias proporcionais + 1/3.

Obrigada

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Domingo | 4 setembro 2016 | 09:48

Larissa, bom dia.
Não fique desesperada, afinal erro acontece e é com erro que aprendemos, eu por exemplo, já errei e também já fiquei no desespero.
Vamos lá, recuperar o dinheiro de volta do ex-empregado não tem jeito, isso porque ele não vai devolver.
Com relação a Folha de Pagamento, o que pode ser feito e eu já fiz foi recalcular, primeiro recalculando a rescisão, lembrando que deve anexar a rescisão nova (RECALCULADA) junto com a rescisão que já foi paga, lembrando antes verificar o Motivo da demissão na Rescisão paga ao ex-empregado, se foi POR JUSTA CAUSA, tudo bem.
Depois recalcular a SEFIP, somente esse ex-empregado, (caso já tenha enviado) outros não mexer/alterar.

Larissa Santos

Larissa Santos

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 7 anos Domingo | 4 setembro 2016 | 09:56

Muito obrigada pela atenção Carlos !

Em relação a Folha de Pagamento fiz exatamente isso, retirei o INSS sobre 13º salário, e alterei o líquido de rescisão para que fique correto, não gerando diferença no meu contábil, pelo menos por enquanto, pois ainda não passei esta situação ao meu chefe.
Tudo ficou certo.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Domingo | 4 setembro 2016 | 10:01

Larissa, não fique desesperada, seu chefe irá compreender, afinal quem não erra e aquele que não executa o trabalho.
Depois do meu primeiro erro, passei a fazer o calculo manualmente e conferir com o sistema, assim posso estar certo ou não, afinal no sistema alguém o programou e também pode errar, ok...

Mas fique tranquila já fui CHEFE e sei como é o desespero quando algum "subordinado" erra, o importante e comunicar ao superior e nunca esconder.

Larissa Santos

Larissa Santos

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 7 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2016 | 09:06

Pois é Carlos, foi uma grande falta de atenção pois também costumo conferir tudo a mão, pois já tive outros problemas, porém nenhum parecido com este.
Mas enfim, acontece. Sempre fui muito transparente com meu trabalho e nunca omiti erros, irei sim transmitir a ele, porém como estava em viagem nem conversamos, no fim tudo se acerta.

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.