Flávia
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente AdministrativoOlá Pessoal.... Vi em pesquisa que já tiveram um tópico desse.
Mas esse é um pouco mais complexo e gostaria de saber se alguém consegue me auxiliar um pouco mais...
Uma de minhas funcionárias, saiu de licença maternidade, ficou os 4 meses estabelecidos e acrescentamos ás férias. Portanto, ela ficou 5 meses fora.
Dias antes da volta, pediu para que mandássemos embora e que se fizesse uma junta conciliatória. Negamos, pois a mesma, segundo a CLT estaria em estabilidade (isso segundo a orientação de meu depto de RH).
Acordamos então que ela pediria demissão, pois não tinha interesse em voltar a trabalhar (apesar de nossos esforços para que ela ficasse, pois sempre foi uma boa funcionária).
No entanto, a rescisão dela, veio "zerada", pois ela não quis nem cumprir aviso prévio e como estava retornando de férias e licença maternidade, não sobrou saldo a receber.
Acreditando na boa fé, enviei os documentos via portador (mora muito distante) e solicitei que devolvesse no dia seguinte, onde mandaria o motoboy para retirar.
A funcionária mandou e-mail no fim do dia, dizendo que não ia assinar e nem devolver os documentos, pois não concordou em sair com "uma mão na frente e outra atrás" depois de "tanto" que fez pela empresa. E enviou os documentos somente uns 5 dias depois, sem assinaturas. (inclusive sem assinatura de devolução de CTPS que ela ficou).
Resumo: recebemos notificação da justiça do trabalho, onde ela entrou com uma ação contra a empresa.
Conforme orientada pelos advogados, enviamos 4 telegramas neste período (30 dias), solicitando que ela viesse até a empresa, para que pudesse ser resolvido a pendência, pois sem assinatura dos documentos, ela ainda estaria em vínculo.
Ela não compareceu em exame demissional e sem a assinatura dos documentos, não conseguimos marcar homologação.
Mas, todo o trâmite de CAGED e GFIP foram feitos e não conseguimos reverter para corrigir a rescisão e assim alterarmos para abandono de emprego.
Um detalhe importante: trabalhamos com compensação de horas. E faltou muito nos últimos meses, sem comprovação. Ficou com um banco de horas de mais ou menos 120horas devendo para a empresa.
Alguém consegue me dar uma luz e me informar se há algo mais que possa fazer para que ela não ganhe esta ação?