x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 590

Gfip de 13° negativa

RAQUEL VIANA

Raquel Viana

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 16:12

Boa Tarde,
Temos empresas no escritório em que trabalho que não tem funcionários, algumas tem somente autônomos, gostaria de saber se há obrigatoriedade de enviar a Gfip de 13° negativa? Se for o caso, como faço para enviar?

Desde já agradeço,
Raquel Viana.

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 16:17

Quando a empresa não possui funcionários, na primeira competência da mesma deve ser enviada uma GFIP sem movimento.
A Receita/CAIXA interpreta, desta maneira, que a empresa não possui movimentação até a próxima GFIP com movimento ser enviada.
Desta forma, se você já enviou a comunicação sem movimento fica desobrigada de envio de GFIP, mesmo de 13º salário.

Fonte:ORIENTAÇÔES GERAIS SEFIP RFB

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"
RAQUEL VIANA

Raquel Viana

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 16:29

Mas fazendo um levantamento pelo site da receita consta em aberto essas gfips. E no caso de empresas que só tem autônomos e Pro labore, Como ficaria? eu teria que enviar a Gfip de 13° negativa ou a Receita/Caixa entende que eu não tenho funcionários?


Att,
Raquel.

MARIO V. DIAS

Mario V. Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 17:29

Raquel,

Conforme o colega Michel informa, não haveria necessidade. Só que muitas vezes quando vamos tirar uma CND aparece esta pendência. O que eu tenho feito nestes casos e enviar uma GFIP 13 sem movimento para entrar no sistema e tirar a pendência.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 17:53

Raquel Viana

Se vc envia mensalmente a GFIP com pró labore / autônomos isso não é GFIP sem movimento, devendo sim enviar anualmente a GFIP declaratória do 13° sem movimento.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.