x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.188

Retificação de salário na CTPS, até quanto tempo depois pode

Yolanda de Almeida Sampaio Magalhães

Yolanda de Almeida Sampaio Magalhã£es

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 17:01

Por pedido da minha empregada doméstica, o valor do salário dela na CTPS estava registrado inferior ao salário que sempre paguei. Como ela está para se aposentar em alguns anos, recentemente ela me pediu para reajustar o valor do salário na CTPS.

Minha dúvida é se posso fazer uma retificação dois anos depois, por exemplo.

Na CTPS atual dela existem registros meus desde 2007, com reajustes anuais, porém sempre um registro de salário mínimo e não que eu a pagava mensalmente.

Atualmente pago R$ 1.300,00, mas no reajuste salarial de 01/01/2016 está como R$ 880,00.

Sempre paguei a Guia da Previdência Social dela de acordo com o salário de R$ 1.300,00, até começar o eSocial, e todo mês pago eSocial conforme o salário de R$ 1.300,00.

Agradeço qualquer sugestão de como resolver isso.

Obrigada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 17:06

Yolanda, boa tarde.
O INSS irá se basear para calculo da aposentadoria e outros benefícios no salario de contribuição, ou seja, naquele em que você se baseou para o calculo do recolhimento.
Se você recolheu baseado no salario mínimo e agora que atualizar a carteira no salario superior (1.300,00) vai ter problema, ela PODERÁ questionar na justiça que recebia 1.300,00 conforme a ctps e a empregadora recolhia o inss baseado no salario mínimo.
Então antes de fazer alteração verifique os recolhimentos, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.