x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.284

Multa por atraso de entrega da Gfip

José Neto

José Neto

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Industrial
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 12:03

Bom dia Caros Colegas.

Gostaria de saber se algum de vocês pedem me ajudar, quanto a Multa da Gfip entregue em atraso.

Caso:
Tenho um amigo, empresário, que sempre fez retirada de Pró-labore, e consequentemente, pagamentos de todas as GPS. Esta semana ele foi dar entrada na Aposentadoria, e na Previdência Social foi informado que as Gfip's dos utimos 5 anos não foram entregue pela contabilidade dele.
a minha pergunta é: "Vai gerar multa para entregar todas essas GFIP??? e de quanto será essa Multa?

Desde já agradeço.

Veridiane Gonçalves

Veridiane Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 13:24

Boa tarde José, gera multa sim. O valor é de R$ 500,00 por competência entregue fora de prazo mas quando eles enviam para pagamento dão um bom desconto. Já aconteceu no escritório que trabalho. Outra coisa, leva bastante tempo pra processar a multa, mais ou menos 3 anos.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 14:12

José Neto

Primeiro você precisa verificar se as sefip's realmente não foram entregues, já vi casos que no INSS apontava o não envio, mas as mesmas foram entregues....
Nesse caso leve elas apresente ao INSS e peça que eles peçam por escrito para que seja feito o reenvio delas, dessa forma não gera multa nenhuma ...

Se realmente não foram entregues, peça ao INSS o relatório que confirme o problema, e pegue um ciente do escritório do seu cliente, faça uma carta avisando eles do problema desta forma ele poderá cobrar desse escritório as multas caso elas sejam cobradas...

Juliano de Souza

Juliano de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2016 | 08:29

José Neto , bom dia.

Difícil imaginar que um escritório de contabilidade por 5 anos enviou a GPS (Guia da Previdência Social) para o cliente e em nenhum momento enviou a SEFIP desse período todo. Esses últimos 5 anos não consta no extrato previdenciário do seu amigo empresário? Prefiro acreditar em algum erro de processo, mas não na ausência de SEFIP desse período todo. De qualquer forma nos atualize sobre esse assunto, caso tiveres novidades.

Abraço.

José Neto

José Neto

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Industrial
há 7 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2016 | 10:57

Bom dia Juliano.

Concordo com você. É dificil acreditar nisso. Porém, foi o que passaram pra ele lá na Previdência social. Existem mais de 5 anos que não foram enviadas as Gfip's. Mas, a previdência está exigindo a entrega dos ultimos 5 anos.
Vou pedir pra ele Verificar com a Contabilidade dele direitiho. Falei com uma ex- funcionário deste Escritório de contabilidade, e ela me informou que tem conhecimento de outros casos semelhantes.

Por enquanto vou ver por aqui o posso fazer por ele.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.