x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 42

acessos 13.600

auxilio doença

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 13:13

Bom dia!!!
Estou com um problema,

Tenho um funcionario que afastou no dia 08/07/2011 até 22/07/2011 perfazendo 15 dias, segundo ele continua afastado por mais 60 dias (auxilio doença), porem na sefip 07/2011 que já foi entregue eu não coloquei ele na situação de afastado.
Terei que refazer a sefip assim que ele enviar o atestado, minha duvida é, qual a data que coloco de início 08/07/2011 ou 23/07/2011, e em qual modalidade visto que nesta competencia é devido INSS e FGTS do periodo em que ele trabalhou mais os 15 dias devidos da empresa (cod afastamento P1), os outros funcionários em qual modalidade eu coloco?



Patrícia, eu apenas mudaria o código de afastamento para P1, com data de início em 08/07/2011. Você tbm poderá optar por colocar o código P3 informando de 08/07 a 22/07 e posteriormente informar o P2 a partir de 23/07/2011 (isso se for a mesma doença...)

Se já foi recolhido o FGTs vc informa os trabalhadores que foram enviados/recolhidos corretamente na modalidade 9 (confirmação das informações anteriores) e ele você informa na modalidade Branco (recolhimento/declaração ao FGTS e Previdência), efetuando assim apenas o recolhimento dele.

Agora, se o FGTS ainda não foi recolhido, simplifique as coisas e refaça a GFIP informando todos na modalidade Branco que é mt mais simples e funciona do mesmo jeito.

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 13:59

Apenas uma informação. Vc sempre deverá substituir a guia do FGTS para que o empregador pague aquela guia referente ao último arquivo enviado, pois, segundo informações verbais da CEF/FGTS somente é processado o arquivo enviado referente a guia quitada.

Desta forma, se vc realizar alguma alteração, mesmo que não dê diferença no valor final a ser recolhido na GRF vc deverá encaminha guia daquela última transmissão ao empregador para que não ocorram problemas.

Sempre fiz assim e nuncxa tive problemas, por isso recomendo o procedimento.

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Patricia Benites

Patricia Benites

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 15:42

José Carlos

Eles sendo registrados o INSS tem que ser descontado e recolhido sobre a base de salário (ver na tabela disponivel na internet as verbas que compõe o calculo da base - http://www.multieditoras.com.br/produto/PDF/900844.pdf ), a sindical você terá que ver na convenção qual a base a ser adotada., sendo 1 dia sobre essa base.
Se eu estiver enganada por favor me corrijam.

Espero ter ajudado!
Patrícia Benites.

Patrícia Benites
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 15:57

Patrícia, ele se referiu a MENSALIDADE e mensalidade é pra quem é associado/filiado ao sindicato. Este valor geralmente é fixo.

Agora se houve um engano e ele quis dizer Contribuição Sindical prevista no Art 580 'I' e 582 CLT deverá descontar conforme expresso no Art. 582 §1º inciso B "a 1/30 (um trinta avos) da quantia percebida no mês anterior, se a remuneração for paga por tarefa, empreitada ou comissão.)

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 18:40

Existe diferença entre Mensalidade, contribuição confederativa, assistencial... dentre outras. a Mensalidade é aquela que é cobrado do trabalhador por se associar ao sindicato, o que ocorre quando ele vai lá espontaneamente e se associa ao mesmo.

As demais são estabelecidas em assembléias gerais, que na maioria das vezes ocorrem mesmo é na celebração da CCT da categoria. Contudo já é pacificado, inclusive pelo TST, de que estas contribuições só podem ser descontadas dos trabalhadores associados ao sindicato, não podendo abranger aos não associados.

Mas se vc estiver se referendo as contribuições confederativas, assistencial ou outra qualquer estabelecidade pela CCT da categoria (geralmente 1% do salário básico, ou 1% do piso etc) eu descontaria somente sobre a parte fixa do trabalhador e não sobre as remunerações variáveis.

Sindicato não faz nada por trabalhador, é apenas cabine de emprego. Chega de dar $ pro sindicato... hehee

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.