x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.592

Alteração de Função e Salário retroativo

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 11:30

Bom dia,

Tenho um cliente que contratou uma colaboradora em 01/07/2015 na função de "Recepcionista". De acordo com a CCT da categoria a função está enquadrada na primeira faixa do piso salarial (R$ 1.000,00).
Recebi um e-mail de meu cliente na data de hoje solicitando a alteração de Função desde a admissão para "Auxiliar Administrativo Financeiro" e alteração salarial para a segunda faixa do piso salarial (R$ 1.150,00).

Disse a ele que iria pesquisar e preciso dar uma resposta com base na legislação de que não é simplesmente alterar a função e salário e pagar a diferença ou reprocessar todas as folhas de pagamento do período uma vez que já foram entregues as GFIP's, RAIS, DIRF, CAGED. Até porque os encargos ref. a todo esse período já foi recolhido.
Já houve pagamento do 13º Salário de 2015 e a colaboradora inclusive já gozou férias.

Não sei se a colaboradora entregou o IRPF como dependente de alguém o que iria consequentemente gerar uma retificação da declaração entregue. Além disso pelo fato da RAIS ter sido entregue toda a base para o Recebimento do Abono (PIS) também já foi processada pelo governo.

Não sei ao certo desde quando a colaboradora está exercendo realmente a segunda função, mas creio que não seja desde o início da contratação.

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
MARIO V. DIAS

Mario V. Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2016 | 14:30

Caroline,

Explique ao seu cliente todos os serviços e as implicações que ocorreriam em função desta alteração.
Sugere a ele então alterar a partir de 2016, e mesmo assim você deveria proceder todas as alterações, mas pelo menos não alteraria a RAIS, DIRF e IR pessoa física dela relativo a 2015.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.