x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 7.782

Tabela salario menor aprendiz 2016

Ve

Ve

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2016 | 12:49

Pessoal boa tarde!

Com base na tabela do MTE 2016, referente ao salario do menor aprendiz, esse valor é independente de dias uteis no mês?

Por exemplo um aprendiz de contrato com 30h semanais, seg a sex. como eu faço o calculo dele para esse mês de Outubro por exemplo? Conto dias uteis somente?



SALÁRIO DOS APRENDIZES 2016
SALÁRIO HORA 4.00
20 HORAS SEMANAIS 413.33
22 HORAS SEMANAIS 454.66
23 HORAS SEMANAIS 475.33
25 HORAS SEMANAIS 516.66
30 HORAS SEMANAIS 619.99
APRENDIZ BANCARIO 20 HRS 505.18
APRENDIZ BANCARIO 30 HRS 757.76

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sábado | 5 novembro 2016 | 10:54

Ve, bom dia.
Primeiramente essa tabela se refere ao salario minimo federal, ou seja, 880,00 ou 4,00 p/h.
No seu caso precisa ver o salario normativo da categoria.
No seu caso que esse menor trabalha 30 h semanais, ou, 06 h p/dia, então deverá multiplicar essas 06 h pela quantidade de dias trabalhado no mês, exemplo

Outubro

Dias Trabalhados = 20 dias x 6h = 120 hs
DSR = (feriados + domingos/dias restante do mês)
DSR = (1+5/25) = 0,24 ou 24%

Resumindo
Salario = 120 hs x salario hora =
DSR = 24% do item acima =
Bruto = (soma salario + DSR) =

Ve

Ve

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2016 | 13:34

Oi Carlos, boa tarde, desde já agradeço pela ajuda.

Como nunca fiz os cálculos do Aprendiz, fiquei confusa nos resultados que encontre em pesquisas.

Uma delas, diz que é necessário considerar a média de semanas: 5,166.

O exemplo de calculo estava assim:

R$ 4,00 * 30 horas * 5,166 semanas = R$ 619,92.

Sabe dizer por favor, se isso é legal? Você (ou alguém do grupo) já viu algo parecido?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2016 | 14:55

Ve, boa tarde.
Eu faço da seguinte forma

No seu caso que é horista, então o DSR deve ser pago em separado (diferente do mensalista que está incluso), ficando assim

DSR = (feriados+domingos/dias restante do mês), isso e a formula que você tera que utilizar, cada mês o percentual e diferente

No seu exemplo,

Salario hora : 4,00 x 30hs = 120,00
DSR (outubro) = (1+5/25) x 120,00 = 28,80

Resumindo

Valor Hora = 120,00
DSR = 28,80
Bruto = 148,80

Como mencionou a colega acima, o salario no estado de são paulo e de no mínimo 1.000,00, ou 4,54 p/h.
Precisa verificar a convenção coletiva de trabalho

Com relação a esse 5.166, nunca ouvi dizer, se você tiver o link ou a materia me envie que vejo o que é, ok..

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 17:45

Juliana, boa tarde.
Sim, mas lembre-se sendo menor de dezoito anos tem algumas particularidades, não pode trabalhar em área insalubre/periculosidade/penosa.
Além disso precisa colher assinatura dos responsáveis, verificar a convenção coletiva de trabalho, não pode fazer h.extra.

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/trabalhomenor.htm

Exemplo;
Muitos escritórios admitem menores de 18 anos e maiores de 16 anos, como auxiliar de escritorio.

JULIANA MARTINS

Juliana Martins

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 08:11

Carlos Alberto este funcionário vai ser vendedor de roupas, eu posso assinar ele fora do menor aprendiz obedecendo então a convenção coletiva da categoria, o mesmo não pode fazer hora extra e em que momento eu colho as assinaturas dos responsáveis?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 13:11

Juliana, boa tarde.
Sim, pode registrar na função de Vendedor, lembrando que nesse caso deverá seguir o piso salarial da categoria ou paradigma.
ok..

Hora Extra para menor de idade e proibida, a assinatura deverá ser colhida antes do mesmo iniciar o trabalho, no qual deverá explicar a ele e o(a) responsável o procedimento da empresa, suas obrigações e deveres, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.