x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 898

Retificação da Sefip

Ligia Santana

Ligia Santana

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sábado | 12 novembro 2016 | 22:42

Boa Noite!
Estou com a seguinte situação:
Recebi uma carta da Previdência Social me informando que eu estava utilizando um número de PIS inativo de uma colaboradora e ativo de outra pessoa. A data de admissão dessa colaboradora foi em 01/09/2015. Nessa carta também pediam pra eu realizar uma RDT e informar as Sefip´s.
Fiz a RDT e em seguida iniciei as retificações da Sefip.
O programa de folha que eu uso é o Vetor 4W da Senior. Entrei no cadastro da colaboradora e fiz a correção do PIS dela. Importei a folha da competência 09/2015 e dentro do Programa da Gfip coloquei os funcionários sem alteração na modalidade 9 e somente essa colaboradora na modalidade 1. Executei e enviei. Quando visualizei a RE notei que dois colaboradores que estavam afastados não apareciam na retificação, e o pior descobri outra situação que não sei se isso vai me gerar problema. Um desses funcionários está em Reabilitação pelo INSS por tempo indeterminado e todos os meses como eu não sabia a data que essa colaboradora ia voltar eu alimentava meu sistema colocando a última data do mês, o que gerava dois códigos de movimentação na Sefip. O P1 (afastamento temporário por motivo de doença, por período superior a 15 dias) e o Z5 (outros retornos de afastamento temporário e/ou licença.
Eu realmente não sei se fui arrumar um erro e descobri outro. Fui na Receita e só me informaram que esses funcionários precisam constar na retificação.
Eu gostaria de ajuda, por que não sei como resolver.
Obrigada!

Ligia Santana

Ligia Santana

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Domingo | 13 novembro 2016 | 13:07

Bom dia Vânia,

mas e os funcionários que não estão aparecendo? eles estão na modalidade 9, mas não aparecem na RE.
Um desses funcionários está em Reabilitação pelo INSS por tempo indeterminado e todos os meses como eu não sabia a data que essa colaboradora ia voltar eu alimentava meu sistema colocando a última data do mês, o que gerava dois códigos de movimentação na Sefip. O P1 (afastamento temporário por motivo de doença, por período superior a 15 dias) e o Z5 (outros retornos de afastamento temporário e/ou licença.
Eu realmente não sei se fui arrumar um erro e descobri outro. Fui na Receita e só me informaram que esses funcionários precisam constar na retificação.
Eu gostaria de ajuda, por que não sei como resolver.

Obrigada.

Ligia Santana

Ligia Santana

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 09:35

Bom dia Vânia!
Não tentei ainda. Vou tentar inseri-los manualmente então.
Só mais uma pergunta: tem algum problema eu alimentar meu sistema da folha com a data de retorno da colaboradora em Reabilitação todo último dia do mês? Ou seja, vai aparecer dois códigos de movimentação na RE. Isso pode causar algum problema para o colaborador ou para o empregador?

Obrigada!

Ligia Santana

Ligia Santana

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 16:28

Boa tarde Vânia!
Não, ela ainda encontra-se em Reabilitação Profissional segundo informações da própria colaboradora.
Ela não trouxe mais nenhum documento referente à prazos e nada.

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.