x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 911

Como resolver ausência de recolhimento para certificado de r

Helena Cristina Agostini Francisco

Helena Cristina Agostini Francisco

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 08:48

Bom dia!
Tenho uma empresa que está sem movimentação, fui fazer o fechamento da mesma e ao ir na Caixa para retirar o certificado de regularidade, verificamos que haviam 26 ausência de recolhimento (do mês 11/2000 ao mês 05/2005) e 1 recolhimento parcial no mês 11/2003) Todos os funcionários que tinham na empresa já tinham sido demitidos e ficou apenas uma funcionária, fizemos um acerto na época para pagar a rescisão parcelada, porém, no fim não consegui proceder com o pagamento e agora estou com um processo trabalhista. Gostaria de sabe como procedo para emitir as guias, já baixei o Sefip e cadastrei a empresa, porém, não estou conseguindo baixar as guias, também não sei se é assim que devo proceder...
Alguém pode me ajudar?

Marcio

Marcio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 17:06

As guias de FGTS você não "baixa" da SEFIP.

Você tem que cadastrar a empresa, o funcionário e a remuneração, entre outras coisas.

Quem trabalha com DP importa do sistema de folha, ele já faz isso.

Depois que você executou e salvou tem que enviar via Conectividade Social, salvar o arquivo selo ou ICP, para depois imprimir a guia via menu relatórios - GRF.

Espero ter ajudado.

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2016 | 16:03

Helena, boa tarde.
Na verdade acho que você deveria analisar melhor a situação. Ver se nas competências que estão em aberto, se tinham funcionários, em caso positivo, terá que cadastrar todos os funcionários e suas devidas remunerações da época, de cada competência etc.
Verificar a pendencia de recolhimento parcial, o porque desde recolhimento?, precisa pegar as GFIPS que foram enviadas na época e analisar.
No caso de não ter funcionários na época que está em aberto, você com uma unica GFIP - Sem Movimentação, consegue anular todas as outras.
Por isso é necessário um levantamento mais sério, da situação e das competências.
Espero ter ajudado.
Att.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.