x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 25

acessos 9.596

Como informar Pró-Labore dos sócios?

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:37

Sim
Sefip, conectividade gostaria de saber como funciona.
Já baixei os programas, fui até a caixa economica federal com o disquete da conectividade, mais ainda estou apanhando para fazer isso.
Você pode me ajudar ? eu agradeço.

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:43

Bom, você informará na sefip com o código de recolhimento 115, mas com a modalidade 1 - Declaração ao FGTS e à Previdência (para os funcionários, você informa a modalidade em branco). Você já informou alguma Sefip? Se não, posso tentar te passar os passos corretamente.....

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 08:20

Se o seu sistema de contabilidade não importar os dados para você, o primeiro passo é clicar na aba "Cadastro" e cadastrar o responsável (igual ao que você informou quando gerou o disquete do conectividade social) . Em seguida, você deve cadastrar a empresa que pretende gerar a sefip. Assim que você fizer esse cadastro, deve cadastrar os sócios. Clique sobre o nome da empresa (canto esquerdo, embaixo do nome do responsável). A categoria será 11. Em seguida, clique na aba "Movimento", clique no nome da empresa e cadastre as "Informações do Movimento". Feito isso, clique no que está escruto em cima do nome da empresa (Cód. Rec: 115......) e peça para executar. Se estiver tudo ok, é só abrir o conectividade social, ir em "Operações com Sefip" e depois em "Envio de RE". Clique para adicionar o arquivo, envie e imprima o protocolo. Será que deu pra enrender?

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 09:38

Oi Caroline!

Há anos não trabalho com folha de pagamento e ando por fora das rotinas de DP, bem como manuseio do SEFIP e Conectividade Social.

Onde posso encontrar o manual da SEFIP e Conectividade Social? Será que tenho que baixar o(s) programa(s) do site da CAIXA?

Agradeço desde já!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 10:12

Bom dia Revson. Nesse link da caixa econômica você tem acesso a todos os downloads, tanto manuais como programas. Espero que ajude!!!


Editado por Caroline Lima em 18 de junho de 2009 às 10:13:24

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 18:22

Obrigado Caroline !

Consegui fazer uma sem movimento, e até já enviei, mais tenho pequenas dúvidas no preenchimento de agora em diante, pois tenho que informar que a partir de agora a empresa terá movimentação. Como vou fazer na unha, tudo digitado no próprio SEFIP, a pergunta é: terei que colocar os valores de recolhimento do INSS e o valor do salário retirado pelo sócio ?

Por favor me esclareça esses detalhes se possível, desde já agradecendo sua bondade novamente.

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 13:11

Pois é Moises, na verdade foi falha minha, esqueci de te passar essa parte. Você informa somente o valor da retirada, o cálculo do valor do INSS é o programa que fará. Clique na aba "Movimento". Ao lado do nome da empresa você vai ver que tem um sinal de +. Clique nele e no próximo sinal de + que aparecer. Clique sobre o nome do sócio. Vai aparecer uma tela com as informações do movimento. Clique em "Dados do Movimento" (está embaixo) e informe o valor da remuneração. è só salvar e pedir pra calcular. Se não der certo, me avisa.....

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Sábado | 20 junho 2009 | 15:46

Obrigado mais uma vez Caroline, fiz como você me orientou, nos "Dados do Movimento" digitei em "Remunerações" (Sem 13º Salário), o valor da retirada dos sócios e salvei, mais como faço para olhar o valor do INSS calculado ?
Por acaso ele só aparece depois que eu enviar as informações ?
Outro detalhe a Guia de recolhimento é o próprio programa que gera prá min ?
E quais relatórios preciso imprimir depois que transmitir os dados ?

Desculpe Caroline, é que eu trabalhava nas áreas contábil e fiscal, e nunca mexi com D.P. mais uma vez agradecido pelas informações.
Abraços

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 22 junho 2009 | 08:49

Bom dia Moises. Você pode olhar antes de enviar pelo conectividade, na verdade é sempre melhor vc dar uma conferida, pq se houver algum erro, já arruma antes de enviar o arquivo. Vc vai em "Relatórios", "Movimento", aí pode optar por vizualizar pela "RE" (a informação do valor estará na última folha) ou no "Comprovante de Declaração à Previdência". Vc já pode aproveitar e imprimir esses dois relatórios, depois é só anexar com o protocolo do conectividade social, que sai após a transmissão do arquivo. O programa até gera a guia, mas se você preferir, pode emitir uma pelo site da previdência: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_salEmpresa2.html
Pode perguntar o quanto quiser, não tem problema não!!!!
Abraços.....

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 07:59

Obrigado mais uma vez Caroline !!

Consegui fianamente consegui enviar esta bendita sefip. Uma ultima pergunta para não perder o costume, srs, Caroline se eu quiser enviar Sefip de outras empresas ? Como faço ???
Pelo que percebi quando tento cadastrar outra empresa no Sefip ela fica com a mesma movimentação da que já estava cadastrada, isso quer dizer que se eu envio uma Sefip mando todas juntas ?? por favor me ajude nesta questão.

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 08:41

Bom dia Moises! Então, se você estivesse importando a folha de algum sistema para a Sefip, as informações iriam ser sobrepostas, ou seja, os dados da empresa que estivesse anteriormente na sefip seriam apagados, dando lugar para os dados da empresa que você importou. Como você está fazendo diretamente no programa, pode fazer assim, vamos supor que você já tenha uma empresa cadastrada e quer cadastrar outra, sem perder os dados da primeira, você deve cadastrar as informações do movimento (mês, código, etc) e em seguida selecionar a empresa que deseja informar a sefip, ir em "Editar" e "Marcar Participação". Com isso, o programa só irá fazer o cálculo dessa empresa. Nada impede que você envie informações de mais de uma empresa de uma única vez, contanto que sejam com o mesmo código de recolhimento e modalidade. Ainda assim, se vc preferir, pode excluir a empresa que não deseja, mas depois terá que cadastrar os dados dela novamente. Será que deu pra entender?

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 09:47

Sim entendi, depois desses passos todos, eu tambem tenho que informar a conectividade pelo site da caixa economica federal ???
Ou só o envio pelo programa do conectividade é necessário ??
A parte do FGTS que no caso não é devida por se tratar de pró labore, não tem que ser informada á Caixa ??

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 09:58

Quando vc envia pelo programa do conectividade, já está enviando a informação para a Caixa. Então ela já saberá se há FGTS a pagar (no caso de funcionários) ou se não há (no caso de haver somente pro-labore) !

Moises da Fonseca Teixeira

Moises da Fonseca Teixeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 12:28

Ah. sim pensei que teria que informar pelo site da caixa tambem, porque lembro que meu amigo que trabalha com D.P. sempre entrava no site da caixa para enviar informações e tinha problemas direto com o java VM.

Mais uma vez obrigado espero retribuir numa próxima.

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 14:08

Boa tarde Caroline ou alguem que possa me ajudar, para enviar a conectividade e gerar o FGTS para pagamento, u tenho que ter o disquete da empresa com a conectividade certo?

2- eu conseguiria enviar a conectividade de uma empresa, com o disquete de outra empresa para gerar o FGTS ou nao?
No aguardo obrigado

Inês Zanotti
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 16:26

Inês, para consultar saldo de FGTS e outras funções relativas ao trabalhador, você precisa ter um certificado específico para cada cliente (gerado no disquete). Mas, para enviar pelo conectividade e gerar a guia de FGTS você pode utilizar o certificado do seu escritório de contabilidade. Na Sefip, você cadastra o escritório como o responsável.

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 17:00

Caroline obrigado + e no caso de duas empresas com o mesmo socio, tenho o disquete so de uma empresa, sera que eu consigo entregar e gerar o FGTS das duas no mesmo desquete
obrigado

Inês Zanotti
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 17:22

Inês, eu achei que você trabalhava em escritório de contabilidade. Pelo o que eu entendi, você tem duas distintas, mas com o mesmo sócio. Você vai ter que ter dois disquetes, a caixa econômica vai emitir para você um certificado para cada CNPJ.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.