x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 322

Quais informações devo enviar e por qual sistema? ajuda urge

Lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente
há 7 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2016 | 10:10

Prezados, bom dia!

Meu chefe tem uma empresa pequena, e só tem um colaborador registrado, atualmente ele paga uma consultoria contabil para fazer a folha de pagamento e gerar as guias a serem pagas, porém ele gostaria que eu passasse a fazer para redução de custos ja que a empresa esta indo muito mal "das penas", gotaria de verificar com vocês quais os tipos de programa que tenho que ter no meu computador para fazer folha, gerar a guia de GPS e FGTS, além de que informações devo passar todo mês a receita ? A GFIP é gerada por um site da receita? E caged? E quais outras informações são mnecessárias, por favor se alguém puder me ajudar, qual a rotina de folha de pagamento, o que precisa ser feito e enviado e quais os programas que devo ter em meu computador?

Estou desesperada, eu não tenho conhecimento algum e gostaria de ter.

Desde já agradeço a ajuda de quem puder!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2016 | 16:48

Lilian, boa tarde.
Atualmente o governo exige que todos os tributos/encargos sejam enviado via internet, sendo assim as empresas precisam de programas e esse são interligados a folha de pagamento, onde esses recolhimento importam do programa da folha, e além disso tem atualizações, a legislação está mudando/alterando quase todos os meses, e essas empresas que dão suporte/manutenção a folha de pagamento tem uma equipe que fica todos os dias lendo jornais, sites do governo e outros para poderem atualizar o sistema.
Exemplo
Caged
Folha de pagamento
SEFIP
GFIP
RAIS
I.Renda
FGTS
etc...

tudo isso e interligado a folha de pagamento e se errar ou esquecer a empresa paga multa e outros, e além disso a folha de pagamento e composta de

A própria folha de pagamento
Férias
Decimo Terceiro
DSR
Cartão de Ponto
Afastamento (doença, acidente de trabalho)
etc...

todas essas informações influenciam na base para a SEFIP/RAIS/I.RENDA/CAGED etc..
Então não é assim tão fácil como se imagina, e precisa também conhecer a legislação INSS, I.Renda, Férias, FGTS e outros.
Converse com seu empregador e explique a ele, e seria muito bom agendar uma reunião com o escritorio de contabilidade, onde o contador irá explicar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.