x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.812

FGTS - conta inativa ou ativa ?

Wilson Alves Sobrinho

Wilson Alves Sobrinho

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 7 anos Sábado | 24 dezembro 2016 | 14:09

Tenho duas contas FGTS, uma do emprego atual com depósitos normais e JAM
A outra referente a pedido de demissão em 24/02/2010 contém somente JAM

Com essa história do saque de contas inativas a partir do ano que vem, consultei no site da Caixa e percebi que essa conta está com status ATIVA
muito estranho né ??
Como pode uma conta estar com status ATIVA e tem data da rescisão em 24/02/2010 e código J (pedido de demissão)

Alguém pode elucidar ??
Algum erro de alguém caixa ou empregador ??
Terei problemas para sacar esse dinheiro ?

Alguma recomendação dos experts ??

Obrigado 😊

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Domingo | 25 dezembro 2016 | 16:48

Wilson, boa tarde.
E assim mesmo, o importante e que você tem documento que prove que essa conta foi encerrada(não teve deposito) em Outubro de 2010.
ok.

No dia agendado (ainda será divulgado a tabela para saque) então deverá apresentar na CEF, a carteira de trabalho, rescisão de contrato de trabalho se acima de um ano homologada pelo sindicato ou m.trabalho, assim a CEF entenderá que essa conta e uma INATIVA, ok..

Carolina Gabriel

Carolina Gabriel

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 15:22

Boa tarde,

Também tenho a mesma situação que o Wilson.

Encontrei em uma reportagem o seguinte:

"Se estiver um I, significa que está inativa e o saque pode ser feito, mas se constar um A, é considerada ativa.

Se o trabalhador deixou o emprego em 2014, por exemplo, e sua conta está ativa, significa que a empresa continua fazendo depósitos. No extrato completo é possível ver a quantidade depositada e as datas.

A conta é considerada inativa quando deixa de receber depósitos e isso acontece automaticamente, segundo a Caixa Econômica Federal. Portanto, quem tem a conta do FGTS ativa, ou que tenha ficado inativa em 2016, não pode sacar."

Tenho 5 contas, das 5 somente uma recebe depósitos ainda, as outras não recebem mais desde 2015, porém dessas somente uma consta como INATIVA. Se entro no extrato do FGTS o saldo como Conta Inativa é só o valor dessa que consta como I.

Joana da Silva

Joana da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 16:50

Genteeee


Eu também estou com o mesmo problema! Mas adivinhem, há um mês atrás eu consultei meus extratos, e esse mesmo extrato que hoje esta com Ativo, estava Inativo! E por que motivo agora esta como ativo ?? Muito suspeito!


Pra mim isso é jogada da CEF.

E já vi vários relatos de pessoas com o mesmo problema!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.