x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 617

Contribuição com o INSS em 2 formas diferentes

Cristovão Marcondes de Casto Rodrigues

Cristovão Marcondes de Casto Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Dentista
há 7 anos Domingo | 1 janeiro 2017 | 11:02

Bom dia

Sou dentista e contribuo com INSS por meio do carnê laranja todo os meses. Mês passado abri uma empresa com minha irmã no ramo de hortifruti para ela administrar. Gostaria de saber se pode e se vale mesmo a pena recolher o INSS como empresário? Pois minha intenção será continuar a pagar meu carne do INSS como dentista e também recolher o INSS pela empresa que sou sócio com minha irmã, assim estaria recolhendo INSS em 2 formas diferentes, o que pode fazer eu melhorar minha aposentadoria quando chegar a hora de me retirar do mercado de trabalho correto??

Aguardo resposta
Att

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Domingo | 1 janeiro 2017 | 15:49

Cristovão, boa tarde.
Vc como autônomo(dentista) e como sócio de uma empresa, mas tendo retirada pró labore, terá que recolher pelas duas, lembrando que terá um teto para recolhimento.
Como dentista o valor a base para calculo do recolhimento e o valor dos serviços prestado dentro do mês, e sobre esse e aplicado a porcentagem de 20% limitado ao teto.
Se o recolhimento já está no teto, precisa comunicar ao contador da empresa de onde é sócio para que não haja recolhimento por esta (hortifrut), isso por causa do teto, ok....

http://www.econtalex.com.br/index2.php?pag=ver_noticia&cod=257

Atualmente o teto máximo do salário de contribuição é de R$- 5.189,82 sobre o qual incide INSS de 20% para o profissional liberal. Sobre o assunto esclarecemos que a Receita Federal editou a instrução normativa IN/RFB Instrução Normativa RFB nº971/2009 que disciplina o seguinte “todo profissional liberal que exercer atividade por conta própria deverá recolher a contribuição social previdenciária incidente sobre a remuneração auferida pelo exercício de atividade por conta própria respeitando o limite máximo do salário de contribuição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.