x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.783

Multa por pagamento de inss sobre 13º salário em atraso

MAYARA MUNIZ

Mayara Muniz

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 14:16

Pessoal, boa tarde.

Estou com um problema com o inss do 13º salário de 2016. É a segunda vez que faço o décimo, e me passaram uma informação de que o inss sobre o décimo só seria pago agora em Janeiro/2017. E como faz muito tempo que eu fiz, não me lembrava dessa informação, e meu erro foi não ter pesquisado mais sobre o assunto.
Pesquisando, vi que o inss deveria ser pago até dia 20/12, caso contrario pagaríamos uma multa de 0,33% por dia de atraso. Até o momento são 14 dias de atraso.
Gostaria de saber como faço para descobrir o valor a ser pago pelo atraso e qual o código que devo usar.

O inss que deveria ser pago no dia 20/12 era de 8,047,00. Devo aplicar o percentual de 0,33% em cima dos 8.047,00? Existe alguma tabela que fale a respeito desses valores? Pois a que tem em tópico anterior esta dando erro.

Colegas peço ajuda, pois nunca passei por essa situação.

Obrigada!
Mayara

MAYARA MUNIZ

Mayara Muniz

há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 15:59

Oi Karina.

Eu entrei no site, e lá de dá algumas opções: contribuinte individual, doméstico, empresário, facultativo e seguro especial. Qual das opções eu devo escolher? É o contribuinte individual? Mas ai eu teria que fazer de cada colaborador?

E ainda ficou a dúvida sobre qual código usar. Sabe me dizer qual devo usar?

Mayara.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 16:14

Mayara Muniz

Vá em módulos>> empresas e equiparados

Se for empresa do Simples código 2003
Se for empresas em geral código 2100

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MAYARA MUNIZ

Mayara Muniz

há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 16:31

Karina, muitooo obrigada!

Me ajudou e muito!

Só me esclareça a ultima coisa. O valor do inss seria 8.047,00 e esta em atraso 14 dias, o calculo seria:

0,33%*14 = 4,62%
8.047+4,62% = 8.418,77 o calculo esta correto? Eu pagarei 371,77 a mais de multa?

Obrigada!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 16:41

Mayara Muniz

Não sei dizer...não faço esses cálculos manualmente. Jogue no sistema que ele lhe dará o valor correto....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
MAYARA MUNIZ

Mayara Muniz

há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 16:46

Puxa.. é porque pra mim não esta puxando automático. Eu coloco o código, a competência, ai eu tenho que colocar o valor inss e valor outras entidades.

Mas de qualquer forma já me ajudou muito. Muito mesmo!

Muito obrigada, Karina!

Mayara

Visitante não registrado

há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 16:58

Mayara Muniz

Você utiliza este link para as empresas

clique aqui

Conforme a Karina explicou você escolhe o código, a competência e a data para pagamento, e gera a guia, assim você saberá os valores...

Recomendo fazer sempre pelo site, pois algumas vezes ocorre diferenças mínimas de juros, gerando imputação da guia, sendo pelo site não há o que se cobrar já que o sistema calcula.

Mas a título de curiosidade a sua conta estaria correta sim, o valor do juros diário é 0,33% ao dia ....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade