x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 804

acessos 107.352

Rais 2017 *** Ano Base 2016

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 17:27

Boa Tarde Leticia,

Porém os outros funcionários apareceram na declaração isso não dá duplicidade para os que estavam certos não neah?

Somente os que estão sendo retificados.

Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento/entidade deverá:

gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS Genérico (1976-2015), somente com o(s) empregado(s) a ser(em) retificado(s) e realizar a sua transmissão; e

realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) retificado(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2016", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".

Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades.

Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, o estabelecimento deverá gerar uma nova declaração RAIS, utilizando o programa GDRAIS Genérico (1976-2015) informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos. Neste casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora.

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
FRANCISMAR SANTAROSA

Francismar Santarosa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 18:03

Boa tarde,

Entrei em contato com o SERPRO pelo 0800 a fim obter informação sobre o erro ao enviar o arquivo da RAIS.

A atendente não soube me dizer o motivo. Foi aberto um protocolo e estou esperando a resposta.

Já estou com tudo pronto, só não consigo transmitir!!!

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 20:14

Leticia,

Leandro na retificação eu sei que não deve constar os outros, mais no caso eu fiz uma nova declaração essa sim é minha dúvida ...

Você não chegou a transmitir pelo que entendi. Só corrigiu os incorretos. Então não tem duplicidade nesse caso.

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
FABIO FERNANDES

Fabio Fernandes

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 10:36

Ola pessoal.

Será que alguem tem a ultimo versão do programa a de 21/02 para postar.
Acreditem to a dois dias tentando baixar e o site só da erro. O down trava em 2% .

Fabio Fernandes - Coord. RH
SOLANGE FROTA COSTA

Solange Frota Costa

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 13:43

Leandro Ribeiro de Andria pode me ajuda?
0040: ERRO: Data de Retificação - Preenchimento com informação inválida.
0040: ERRO: Data de Geração do Arquivo - Preenchimento com informação inválida.
esses erros aparecem quando vou transmitir uma rais retificadora. como posso resolver ?

WAGNER  CARVALHO

Wagner Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 13:59

Boa tarde!

Estou informando um Micro Empreendedor Individual - MEI pela primeira vez no Programa RAIS 2017. Tenho algumas dúvidas no preenchimento e ficaria muito grado à quem poder responder:

1 - Qual a natureza jurídica da empresa: Empresario individual ou outra?


2- Qual o porte da empresa: ME, EPP ou Empresa não classificada nos itens anteriores?


3- É optante pelo simples nacional: Sim ou Não?


Abs.
Wagner Carvalho

LUCIANA SANTOS OLIVEIRA

Luciana Santos Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 março 2017 | 14:03

Boa Tarde,

Faço a contabilidade de uma empresa que só tem uma funcionaria, que foi admitida em 2015. Em 2016 não teve nenhuma admissão e nenhuma demissão. Tenho que entregar RAIS normal ou negativa? Os sócios tenho que declarar?


Agradeço quem puder me ajudar!!


Luciana

DAVID

David

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 11:07

Olá, Bom Dia!

Estou enviando as Rais, mas deu dois erros, gostaria de receber um auxilio.

Erro 1: Foi informado CNPJ com vinculo para empresa com CNPJ.
Erro 2 : Rescisão com GRRF sem o registro da GRFC.

Fico no aguardo!
Obrigado!

Leticia Oliveira

Leticia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 15:32

Boa Tarde,

Por favor me ajudem é que no preenchimento dos dados do responsável pela declaração da Rais Rais não coloquei os dados da contabilidade e sim da própria empresa, e por falta de atenção não alterei esses dados quando transmiti de outras empresas, neste caso como devo proceder?

Desde já agradeço

Oswaldo Martins Júnior

Oswaldo Martins Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 16:28

Boa tarde colegas,

Estou o dia todo tentando transmitir a RAIS, porém está dando o seguinte problema:

Erro ao realizar a transmissão da declaração. Por favor tente novamente.

Será que há algum problema no meu computador que impede essa transmissão ?
Vocês sugerem que eu execute algum procedimento ?

Desde já agradeço a colaboração de vocês.

Oswaldo Júnior.

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 16:39

Boa Tarde Hayani e Tamara,

Então, eu estou enviando a rais das empresas sem funcionários e claro marcando a opção sem empregados pelo programa gdrais mesmo, neste caso já envia como rais negativa automaticamente? Agradeço!

Sim, tanto que no protocolo fornecido pelo programa e quando você for tirar o recibo na internet aparecerá sem vínculos.


Funcionário APOSENTADO POR INVALIDEZ ou de Auxilio Doença de anos anteriores a 2016, não devem ser declarados na RAIS ano base 2016??

Jaciele, Não. Empregado afastado por motivo de aposentadoria por invalidez, em ano-base anterior, não deve ser informado na RAIS dos anos-base posteriores ao do afastamento.

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
Thais Castro

Thais Castro

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 16:48

Boa Tarde Pessoal,

Será que alguém tem a ultimo versão do programa (21/02) que posssa disponibilizar? O site da rais não está carregando. Obrigada!!

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 16:49

Boa Tarde Edleuza,

Mesmo quando estou transmitindo a RAIS para filial eu informo o número de proprietários, correto? Como já informo na matriz fiquei com dúvida se preciso informar novamente na filial.
Sim, visto que:

O Estabelecimento que possui filiais, agências, sucursais, com ou sem empregados, ou sem movimento no ano-base, deve fornecer as informações separadamente, por estabelecimento utilizando CNPJ específico.

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
Anderson Palma Payá

Anderson Palma Payá

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 17:20

Boa tarde pessoal.

Estou tentando instalar o programa da Rais no meu computador, porem ele me apresenta o seguinte erro:

Launch4j

the registry refers to a nonexistent Java Runtime Environment installation or the runtime is corrupted.

O sistema não pode encotrar o arquivo especificado.

Mais alguém passou por essa situação e conseguiu solucionar ou serei o único premiado?

Jaciele Pecin

Jaciele Pecin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sábado | 4 março 2017 | 09:20

Bom dia!!

Grata Leandro!!!

Só mais uma duvida, tenho caso de empresas que pagam salário fixo + 1,6% de comissão. Verifiquei no site da RAIS e tive a seguinte resposta:

•Como declarar o salário contratual do empregado que recebe salário fixo + comissão.
R. Para o empregado cuja CTPS conste salário+ comissão, informar o salário-base acrescido da média mensal das comissões pagas no ano-base.

Minha duvida é a seguinte, se eu fizer as medias das comissões + DSR das comissões e lançar no campo SALARIO CONTRATUAL, alguns meses de salario mensal vai ser menor que o contratual. Tera algum problema nisso?

Deisenely B C Mendonça

Deisenely B C Mendonça

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Sábado | 4 março 2017 | 10:51

Bom dia

Estou tentando instalar a GDRAIS e ao executar está dando o seguinte erro "invalid or corrupt jarfile"

Alguém sabe como corrigir?

Eu ja atualizei o java e nada.

Desde já agradeço

Página 14 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.