x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 804

acessos 107.350

Rais 2017 *** Ano Base 2016

GRAZIELLA BIANCO

Graziella Bianco

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 15:07

Boa tarde Pessoal!

Estou tentando transmitir a RAIS 2016 e aparece a seguinte mensagem:
"Erro ao assinar declaração. A assinatura digital deve ser criada com chave privada associada ao certificado ICP-Brasil tipo A1, A2, A3 ou A4".
Alguém teve esse problema?

Obrigada pela atenção.

Salmo Oliveira

Salmo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 15:13

Olá, Leticia!

Não não... você pode só alterar os dados na gravação da retificação e transmitir normal. Sendo que la no recibo de transmissão vai aparecer uma letra R de retificadora. Ok




Salmo Oliveira

Salmo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 15:19

Graziella!

Tudo bem? A empresa que você está transmitindo deve conter mais de 11 vínculos, ou seja, é obrigatório o uso de Certificado Digital. Se a empresa não tem... aconselho a procurar alguém da cidade que está fazendo e providenciar o mais breve possível pois se não irá perder o prazo. Um certificado demora até uns 3 dias para ficar pronto. e a data de entrega e dia 17/03/2017 agora.




Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 15:41

Boa tarde,
Na transmissão da RAIS está aparecendo os seguintes avisos:
2368 - Atenção! O valor da Remuneração de março é menor que o valor do salário contratual informado;
2405 - A remuneração informada no mês do desligamento não corresponde ao total de dias trabalhados.

Já conferi os funcionários que constam com os avisos citados e estão corretos os valores da remuneração.

Devo desconsiderar os avisos?

Salmo Oliveira

Salmo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 15:54

Olá, Graziella!

Então, o certificado que está pedindo na Rais não é o mesmo que usamos da SEFIP.

Na vdd o que usa na SEFIP é mais uma senha do que um certificado digital.

Vá em ajuda no programa e clica em informações uteis... verá que e outro tipo de certificado. o que usa na SEFIP e uma senha PRI. O que usa na Rais e o ICP e-CNPJ... cada empresa tem que ter um. esse mesmo pode ter acesso a receita federal, consultar extrato de FGTS etc..

Ou, se estiver usando este mesmo... verifique a validade dele.




Tuani Mazzotti

Tuani Mazzotti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 16:25

Boa tarde!!

Declaramos uma empresa como Negativa, porém ela teve vínculos no ano base.
Posso fazer a declaração corretamente de novo? Fazendo uma nova declaração ela anula a outra?

Salmo Oliveira

Salmo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 16:30

Olá, Tuani!

Não, você terá que retificar ela. Gera ela do seu sistema novamente e grava retificação... uma vez que transmitida você só pode mandar outra como retificadora.




gizele rodrigues souza da silva

Gizele Rodrigues Souza da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 16:39

Boa tarde, estou tentando enviar a RAIS porem tenho uma funcionaria que foi transferida para uma filial,
verifiquei as informações na primeira empresa ela trabalhou ate novembro as informações estão correta na segunda porem
era para consta apenas o mês de dezembro e a parcela do 13º mais esta importando o ano todo quando vou exclui a informação
e mando salvar esta dando erro 2395: ERRO: PIS/PASEP já cadastrado com CPF e/ou nome do empregado e/ou data de nascimento diferentes.
Como faço para corrigir
Desde já agradeço

rafael dos santos lopes

Rafael dos Santos Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 16:46

Quanto as contribuições a serem preenchidas na RAIS, ao tentar gravar o arquivo ele permite porem remente a informação 2406 - a informação (tributo) sindical não foi preenchida. Alguém teve esse problema ? Se trata de uma RAIS de MEI, porque a omissão ou informação inexata podem gerar multa prevista no Art. 25 da lei nº 7998/90. Lembrando para quem não enviou ainda é até o dia 17/03/2017, sexta-feira.

Salmo Oliveira

Salmo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 17:03

Olá, Jessyca!

Eu aqui de novo kkkkk são estes relacionados abaixo estão obrigado a entrega ok. os demais... não preocupe.

QUEM DEVE DECLARAR

a) Inscritos no CNPJ com ou sem empregados – o estabelecimento que não possuiu empregados ou manteve suas atividades paralisadas durante o ano-base está obrigado a entregar a RAIS Negativa;
b) todos os empregadores, conforme definidos na CLT ;
c) todas as pessoas jurídicas de direito privado, inclusive as empresas públicas domiciliadas no País, com registro, ou não, nas Juntas Comerciais, no Ministério da Fazenda, nas Secretarias de Finanças ou de Fazenda dos governos estaduais e nos cartórios de registro de pessoa jurídica;
d) empresas individuais, inclusive as que não possuem empregados;
e) cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas;
f) Empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base;
g) Órgãos da administração direta e indireta dos governos federal, estadual ou municipal, inclusive as fundações supervisionadas e entidades criadas por lei, com atribuições de fiscalização do exercício das profissões liberais;
h) Condomínios e sociedades civis;
i) Empregadores rurais pessoas físicas que mantiveram empregados no ano-base; e
j) Filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior.




rafael dos santos lopes

Rafael dos Santos Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 18:17

Wagner, segundo o manual é o seguinte: ( meu ponto de vista e colocar o valor do contrato de trabalho).

B.4) Salário contratual/vencimento básico – informar o salário básico constante
no contrato de trabalho ou registrado na Carteira de Trabalho, resultante da
última alteração salarial, podendo corresponder ao último mês trabalhado no
ano-base. No caso de servidor público, informar o vencimento básico,
conforme valor fixado em lei.
B.4.1) Valor – deve ser informado em reais (com centavos).
Notas:
I – para empregado cujo salário é pago por comissão ou por diversas tarefas com
remunerações diferentes, deve-se informar a média mensal dos salários pagos no
ano-base;
II – para diretor sem vínculo empregatício, optante pelo FGTS, informar o último
rendimento em vigor no ano-base;
III – para empregado em cuja CTPS conste o salário mais comissão, informar o
salário-base acrescido da média mensal de comissões pagas no ano-base;
29
IV – para empregado que trabalha por hora, informar o valor da hora conforme
definido no contrato de trabalho.

Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 14 março 2017 | 18:28

Gente alguém pode me ajudar, lii o manual de preenchimento da Rais mais ainda estou confusa sobre o tópico de férias 11 referente aos valores que devem integrar as remunerações mensais e 7 do H2 dos valores que não devem entrar como remuneração no que se trata do abono pecuniário (a venda dos 10 dias), o abono deve entrar na rais ou não?

Tenho também a questão das férias partidas os valores devem entrar todos no mês em que houve o pagamento ou deve entrar a remuneração cada uma respectivo a cada mês?

Por exemplo tenho 15 dias no mês de fevereiro/16 o restante dos 15 dias em março/16 o valor total das férias deve entrar no mês de fevereiro ou deve entrar cada uma no respectivo mês?

Outra questão seria referente ao afastamento tenho um funcionário que afastou do período de 28/04/16 a 28/07/2016 totalizando 92 dias cadastrado corretamente, porem ao verificar na rais a data de inicio está 13/05/16 e fim correto 28/07/16 e total de dias 77, como se estivesse desconsiderando os 15 dias da empresa , seria desta forma mesmo?

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 09:57

Pessoal, bom dia.

Estou com uma situação diferente aqui, uma empresa CNPJ tem diversos tomadores de serviços, sendo que eles ficam sempre alocando seus trabalhadores em diversos tomadores, observei na Rais que ele lançou o período que o colaborador ficou na matriz, sendo depois lançado para tomador de serviços que é cei e depois lança novamente para Matriz que é CNPJ.

É correto?

Thalisson Rocha
Fernanda

Fernanda

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 10:09

Bom dia!

Estou validando uma empresa, a aparece o seguinte erro:
PIS/PASEP já cadastrado com CPF e/ou nome do empregado e/ou data de nascimento diferentes.

A pessoa não foi readmitida no mesmo ano pela empresa, consultei seu CPF na receita e é o mesmo, assim como consultei o Pis pela Conectividade através do certificado digital e o Pis é o mesmo.
Meu programador já analisou o arquivo, e não encontrou nada, não sei mais o que fazer.
Está acontecendo isso com alguém também?

Página 21 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.