x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 804

acessos 107.374

Rais 2017 *** Ano Base 2016

paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 14:34

boa tarde a todos

sera que alguem poderia me tirar uma duvida a respeito do assunto abaixo;

ano passado enviei a rais 2016 exercicio 2015,porem na epoca havia um funcionario cujo n. do pis estava incorreto, e essa semana ao tentar sacar os juros do pis na caixa federal constou nao entrega da rais ano 2015, ja foi feito a rdt e corrigido o n do pis deste funcionario, porem na data do envio da rais em fevereiro de 2016 ainda estava com n. pis incorreto, e creio que devido a isto nao consta na caixa federal a rais deste funcionario.gostaria de saber como fazer para fazer a correção.

grato

JUNIOR GALDINO

Junior Galdino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 14:45

Prezados boa tarde !

Não sei se já foi falado aqui neste tópico mais o valor do salario que deve ser colocado no campo "salario contratual " é o salario que o empregado foi contratado ou é o ultimo salario dele já com as devidas alterações anuais ? Pq dependendo o valor que for colacado nesse campo, o sistema vai dar menos aviso "2368 - Atenção! O valor da Remuneração do mes XXXX é menor que o valor do salario contratual informado"

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 15:06

Colegas, boa tarde.

Na Rais, quando um funcionário é demitido com aviso prévio trabalhado, porém ele tem mais de 1 ano de registro recebe aquele aviso dos 3 dias por ano a lei 12.506/...
Essa informação entra em qual campo da Rais? Seria no campo de aviso prévio?

Obrigada

Leticia Oliveira

Leticia Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 15:22

Obrigada João pela ajuda!


Então Juliana,
pelo que entendi o aviso sendo trabalhado terá que entrar no campo do mês correspondente em o que o funcionário cumpriu o aviso, sendo assim, será incluído no saldo de salário do mesmo.

Rebecca

Rebecca

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 21:20

Boa noite.

Ao importar os dados está constando um erro e pedindo para informar a data-base da maioria dos empregados. Tenho 9 funcionarios, 1 demitido, e todos ativos durante o ano todo. Qual mês devo colocar?

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 07:54

Gente bom dia.

Tive uma dúvida sobre aviso prévio trabalhado com o acréscimo dos 3 dias por ano da lei 12.506, e postei aqui no fórum e obtive resposta, até andei lendo o tópico e também encontrei a resposta, porém, acho que esta em desacordo com o manual...

Por favor, alguém queira me corrigir se eu estiver errada mas no manual rais 2017 no H.4, fala sobre o aviso prévio e diz que esses 3 dias deve ser lançado no campo aviso prévio indenizado e não na remunareçaõ mensal.

Obrigada a quem puder colaborar com essa questão para podermos entregar a RAIS corretamente.

Ana Lucia P M Chavenco

Ana Lucia P M Chavenco

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:00

Olá Pessoal, bom dia!
Alguem está conseguindo enviar RAIS Negativa no formulário online?
Desde a semana passada que estou tentando e não consigo.
O suporte da RAIS me enviou um email, porque abri um chamado com eles, e me informaram que posso entregar a RAIS negativa pelo GDRAIS 2016 ou online, nunca fiz pelo GDRAIS, e não sei fazer, existe isso mesmo?
Pessoal, preciso muito de informações sobre isso, quem souber me informe urgente por favor?

obrigada

tenham todos um ótimo dia

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 10:20

Gente bom dia.

Tive uma dúvida sobre aviso prévio trabalhado com o acréscimo dos 3 dias por ano da lei 12.506, e postei aqui no fórum e obtive resposta, até andei lendo o tópico e também encontrei a resposta, porém, acho que esta em desacordo com o manual...

Por favor, alguém queira me corrigir se eu estiver errada mas no manual rais 2017 no H.4, fala sobre o aviso prévio e diz que esses 3 dias deve ser lançado no campo aviso prévio indenizado e não na remunareçaõ mensal.

Obrigada a quem puder colaborar com essa questão para podermos entregar a RAIS corretamente.

JUNIOR GALDINO

Junior Galdino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 11:09

Prezados bom dia!

Alguém poderia me informar se o valor de pensão alimentícia descontado na folha de pagamento do funcionário deve ir deduzindo o valor na guia remunerações e horas extras mensais ? ou o correto e lançar sem deduzir esse valor ?

Luiz  Arruda

Luiz Arruda

Prata DIVISÃO 2, Programador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 11:09

Juliana; Não li o manual posso estar errado, mas no meu ver, se o aviso prévio foi trabalhado, ele fará parte do salário recebido no mês, no campo aviso prévio indenizado, a propria nomenclatura já diz "AVISO PRÉVIO INDENIZADO" logo se os três dias não foram indenizados, não há porque indicar no campo especifico para aviso prévio indenizado. veja bem, na sua GFIP/SEFIP vc. indicou tudo como dias trabalhados e recolheu os encargos em cima disso, se colocar diferente na RAIS, vai dar problema de inconsistências mais tarde.

Luiz Arruda

Hayani Alves

Hayani Alves

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 11:25

Bom dia! Olá amigos, estou com duvidas sobre a importação da RAIS, no caso eu já importei as declarações, mas algumas empresas não possuem empregados, eu quero saber se eu preciso marcar algo ou já vai gerar a RAIS negativa automaticamente? Agradeço.

SOLANGE FROTA COSTA

Solange Frota Costa

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 11:27

bom dia,
publiquei uma duvida anteriormente sobre , por que minha funcionaria nao recebeu o salario minimo total quando foi receber o PIS, verifiquei na RAIS, que alguns salarios nao foram preenchidos, tenho que RETIFICAR NA RAIS GENÉRICA2015, mais estou com medo de fazer errado acabar somando os salarios e ela acabar saindo da média. Alguma alma caridosa poderia me ensinar passo a passo de como fazer essa retificação? Li as instruçoes no site da RAIS, porém nao entendi, me ajudem por favor!

Mirele Sotelo

Mirele Sotelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 13:23

Erro ao realizar a transmissão da rais - tente novamente.

Pessoal, estou com um problema no envio da Rais, é a primeira que estou enviando este ano, já passei pela verificação e está tudo ok, mas quando vou tentar transmitir dá essa mensagem de erro, pedindo para tentar novamente, já tentei com certificado digital e sem CD (só tem 1 funcionário) e é a mesma coisa, alguém saberia dizer se é erro no sistema deles ou algo que preciso configurar na minha máquina. A versão é 31/01/2017.

Agradeço mais uma vez pela ajuda de todos.

*** Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina) ***

Mirele Sotelo
Téc. Contabilidade - Bach. Administração
R&M Contabilidade e Auditoria
https://www.rmcontabilidadeeauditoria.com.br
Mirele Sotelo

Mirele Sotelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 13:27

Consegui!
Fechei o programa e abri novamente, e tentei transmitir e foi!
Esses programas do governo e seus bugs... mas mesmo assim fica a dica se alguém passar pela mesma situação ;)

*** Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina) ***

Mirele Sotelo
Téc. Contabilidade - Bach. Administração
R&M Contabilidade e Auditoria
https://www.rmcontabilidadeeauditoria.com.br
Karine Oliveira Carbonieri

Karine Oliveira Carbonieri

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 13:45

Solange Frota Costa,

Para retificar erro no campo remuneração, você deverá baixar o programa GDRAIS Genérico (1976-2015) para fazer uma declaração retificadora.

Deixa somente o(s) empregado(s) que tem retificações a serem feitas, faz o preenchimento correto do campo remuneração e transmite novamente.

Karine Oliveira
Bacharel em Ciências Contábeis
Atuante em Departamento Pessoal
Jéssica Caroline

Jéssica Caroline

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 14:34

Rebecca

Com relação a data base: informar a data base de reajustes de salários do sindicato principal dos funcionários.

DATA-BASE - Informar o mês da data-base do aumento da categoria com maior número de empregados no estabelecimento/entidade.

Daniele Botelho

Daniele Botelho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 15:44

Boa tarde, pessoal

Alguém sabe dizer como devo proceder no caso do endereço do empregador ou do empregado ser S/N? Ele não aceita colocar "0", não aceita deixar em branco, fica dando erro.

Desde já agradeço a ajuda

Regina Galvão

Regina Galvão

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 16:50

Boa tarde!

No momento de enviar a RAIS consta o seguinte erro: NENHUMA AUTORIDADE INFORMADA FAZ PARTE DA CADEIA DE CERTIFICADOS DO CERTIFICADO INFORMADO. Alguém encontrou esse erro? Estou aguardando retorno da SERPRO, mas até agora nada.

Desde já obrigada....

Coordenação de Pagamento de Pessoal - COPAG

Coordenação de Pagamento de Pessoal - Copag

Bronze DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 19:07

Boa noite, pessoal!

Por favor, vocês estão conseguindo enviar a RAIS?
Aparece uma mensagem que diz: "Erro ao assinar declaração. Nenhuma autoridade informada faz parte da cadeia de certificados do certificado informado"
Ja liguei pro suporte da "certisign" que pediu para eu atualizar as cadeias. Foi feito o procedimento e a mensagem continua.
Alguém pode me ajudar?
Obrigada

Filipe

Filipe

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 09:02

Bom Dia!!!

Pessoal.

Já enviei todas as Rais sem certificado e deu tudo certo.

Porém estou tentando entregar as Rais que é obrigatório a entrega com Certificado e aparece a seguinte mensagem de erro:

" O Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com CNPJ/CPF do responsável pela declaração "

Porém já confirmei os dados e esta tudo certo.

Já aconteceu esse erro com alguém???

Não consigo transmitir mais a Rais.

Será que alguém pode me ajudar.

Desde já agradeço.


Att.

Filipe
Filipe

Filipe

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 11:21

Bom Dia!!!

Pessoal.

Já descobri qual é o erro, na hora de gravar a empresa a Rais estava pegando o CPF 2 vezes, alterei e coloquei o CNPJ e consegui entregar.

Obrigado a todos pela ajuda.

Att.

Filipe
Página 7 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.