x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 685

Empresa deve 16 meses de FGTS mas não consta ausência de rec

Maria Goretti Goncalves da Silva

Maria Goretti Goncalves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 11:24

Bom dia caros colegas!


Um cliente meu tem um problema com o FGTS de um empregado que gostaria da ajuda de vocês pra resolver:

O Cliente ficou 16 meses sem recolher GPS e FGTS da empresa, ele só tem 1 funcionário, e o pro labore.
Quando eu assumi a empresa como contadora, eu verifiquei um erro no pro labore dele nesses 16 meses, e fiz a retificação na modalidade 9 e deu tudo certo. Depois eu já fiz o parcelamento da GPS na receita federal. Até aqui foi tudo bem.

A questão é para acertar a ausência de recolhimento do FGTS da empregada nesses 16 meses. Quando eu acesso a Conectividade, só consta a ausência de recolhimento competencia 09/2008 e mais nada.

Como faço pra regularizar esses 16 meses pra depois pedir o parcelamento na Conectividade, sem prejudicar o parcelamento já feito na Receita das GPS's?
E quanto essa competencia 09/2008, não tenho como provar recolhimento, como fazer pra regularizar também?


Fico muito grata se me ajudarem, pois a empregada está em vias de se aposentar e estamos com o prazo apertado.

Muito Obrigada!

Maria Goretti

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 13:52

Maria Goretti Goncalves da Silva

Quando vc retificou as GFIPs o funcionário em questão tb foi informado na modalidade 9? Os dados dele estão corretos?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 15:15

Maria Goretti Goncalves da Silva

Vc puxou o extrato para fins rescisórios mesmo ou o analítico? O sistema só apontou essa competência em aberto? Os dados do extrato estão corretos: data de admissão, PIS, nome completo....? Só existe 1 conta para este funcionário mesmo?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Maria Goretti Goncalves da Silva

Maria Goretti Goncalves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 18:38

Então, os dados estão corretos, só existe uma conta e o último recolhimento feito foi em 07/2015, e assim consta no extrato da empregada.

Com a GPS foi tudo muito simples, constavam os débitos e pedi o parcelamento, mas no FGTS não consta nada, exceto 09/2008, tenho que regularizar de 08/2015 a 12/2016...

O que posso faxer?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 08:43

Maria Goretti Goncalves da Silva

O saldo da conta do FGTS está cheio? Consta os valores individualizados mesmo?

Se os dados da conta estão corretos e no extrato não consta pendencia é estranho, tem certeza que o empregador não pagou as guias mesmo?

Vc vai ter que pedir orientação na Caixa....

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Maria Goretti Goncalves da Silva

Maria Goretti Goncalves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:05

Oi Karina!


Eu fui na Caixa pessoalmente e não souberam informar... rsrs...
Então liguei no 3004-1104 e orientaram transmitir novamente a sefip de cada competencia como confissão de divida, deixando o empresario com pro labore na modalidade 9 e a empregada na modalidade 1, informaram que fazendo a confissão de divida os valores constarão depois na caixa e podemos solicitar o parcelamento.

Contudo, eu tive 2 dúvidas importantes que infelizmente não souberam responder:
- Esse procedimento vai atrapalhar o parcelamento das GPS'S já solicitado?
- E transmitindo a sefip novamente com a empregada em modalidade 1, não vai constar dívida em duplicidade das GPS's na receita federal?

Enquanto eu não sanar essas dúvidas, eu vou esperar pra fazer o procedimento. Até lá vou pesquisando e esperando...

Mas muito obrigada por sua ajuda!! Obrigada mesmo!!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:08

Maria Goretti Goncalves da Silva

Entendo que não implica em nada no parcelamento das GPS!

Se vc parcelar o FGTS e quiser demiti-la em seguida, terá que fazer o pagamento integral das guias, então, se a intenção é acertar os débitos com os parcelamentos, para o FGTS não funciona.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Maria Goretti Goncalves da Silva

Maria Goretti Goncalves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:32

De fato... ela vai se aposentar daqui uns 03 meses... então teria que fazer o pagamento integral, não é?

Mas quanto ao parcelamento de FGTS, existe essa opção na conectividade....

Por outro lado, como outra opção, será que eu poderia retransmitir a SEFIP competencia por competencia todos na modalidade 9, colocando o FGTS para pagamento em atraso, escolhendo data para pagamento, não poderia?

Agradeço desde já!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 14:58

Maria Goretti Goncalves da Silva

Quanto ao fato que não consta o débito no sistema da Caixa eu não sei como te orientar....tente ligar novamente e agora pedir orientação somente quando a isso, sem mencionar o parcelamento...

Na agencia da Caixa vc falou com o Gerente mesmo? Os atendentes são muito despreparados, não tem boa vontade em ajudar mesmo não....eu só consigo informação na Caixa fazendo pressão neles e com o Gerente mesmo.

Se isso não der certo, retransmita na modalidade branco e o sócio modalidade 9, informando a nova data de pagamento......é o jeito!

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Maria Goretti Goncalves da Silva

Maria Goretti Goncalves da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 15:13

Sim, falei com o pessoal que cuida do FGTS e ainda assim não souberam... rsrs... inacreditável não?

Eu tô vendo que o jeito é retransmitir a SEFIP mesmo...

Desculpa a pergunta que parece boba, mas é que ainda estou em início de carreira... rsrs...
Mas, se eu retransmitir a empregada na modalidade em branco (ou modalidade 1 para confissão de divida), não vai gerar duplicidade nas competencias das gps's (que já estão em parcelamento)?
Eu não poderia retransmitir todos em modalidade 9 e gerar fgts em atraso escolhendo a data de pagamento?


Muito obrigada pela paciência, você já está me ajudando muito!

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 16:00

Maria Goretti Goncalves da Silva

não vai gerar duplicidade nas competencias das gps's (que já estão em parcelamento)?


Não.

Eu não poderia retransmitir todos em modalidade 9 e gerar fgts em atraso escolhendo a data de pagamento?


Modalidade 9 serve apenas para confirmar e para retificar informações. Para recalcular a guia é preciso que seja na modalidade branco mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.