x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 498

liçença maternidade demisão apos 2 meses.

poliane souza

Poliane Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Secretária Comercial
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 10:06

estou gravida e pretendo sair de liçenca em abril, porem se eu quizer meu patrao me da as ferias que vence no mes 10/17. e quando eu voltar quero ser mandada em bora. qual seria melhor pra mim nao perder meu direitos? voltar apos 4 meses de liçença ficar mais 2 e ser demitida, ou 5 meses de licença voltar mais 1 e ser demitida?

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 10:46

Bom dia pessoal!

A situação é a seguinte: A licença maternidade da funcionária terminou dia 29/01/17, porém ela não quer retornar ao trabalho para poder ficar cuidando da filha. Ela fez um acordo com a empresa, de forma que, ela fica registrada por mais dois meses, e ao final desse período a empresa a dispensaria. Ela vai ficar registrada porém não vai trabalhar.

Gostaria de saber se durante esses dois meses a empresa lançar tudo como falta pode dar algum problema para a funcionária?
Ou se seria melhor gerar a folha de pagamento da funcionária sem faltas e ela só assina o contra cheque, mas sem receber o salário?

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 10:56

Pammela


Gostaria de saber se durante esses dois meses a empresa lançar tudo como falta pode dar algum problema para a funcionária?


Ela perderá o direito à férias e 13°.....


Ela não tem férias vencidas? Se não tem, o jeito que vejo é a empresa lançar como uma licença sem vencimentos....o contra cheque dela sairá zerado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
ALINE BRASIL

Aline Brasil

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 16:31

Pammela
Se a empresa fizer o envelope normal, só pra funcionária assinar, ainda vai ter que recolher INSS e FGTS sobre o salário...é um custo pra empresa, já que é a funcionária que quer sair.

Att,
Aline Brasil
Tecg. Gestão em Recursos Humanos

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 16:47

Pammela


Melhor mesmo é:

A funcionária ao término da licença maternidade pedir sua demissão...

Dessa forma ninguém sai prejudicado, a funcionária e a empresa não correm riscos e se evita problemas futuros... Já que a funcionária é quem quer sair nada mais justo certo?




Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 17:22

A empresa optou em ajudar a funcionária para que ela não perca o seguro desemprego.

Minha dúvida é se a empresa pode lançar esses 02 meses todos de falta e depois fazer o desligamento da funcionária sem dar nenhum problema.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 17:38

Pammela

Quando se fazem acordos, riscos sempre tem ....

Mas no caso de lançar somente faltas, bom quando o funcionário não aparece pra trabalhar geralmente fazemos o processo de abandono de emprego....
Existem diferenças nas férias, no décimo terceiro salário, o sindicato pode encrencar na hora de homologar e o seguro pode dar problema, já que ela não tem salários nos últimos 3 meses ...


Se rodar como ela vindo a empresa, tem riscos com acidentes, tem despesas de INSS e FGTS, a funcionária pode ficar doente, gerar ai um auxilio doença acidentário indevido, ou acidente de trabalho...


Pode tentar gerar uma licença não remunerada, quem sabe ... Essa se encaixaria melhor na situação, mas ai complica o motivo, porque a empresa deu essa licença, as demais funcionárias também podem ter essa licença?

Uma solução seria fazer a demissão com a empresa pagando o restante do tempo faltante, dessa forma ela seria indenizada por esse tempo, e devolveria o dinheiro, mas dai já sabe né assim como a multa devolve se quiser....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.