x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 12.428

Retificação de CAT

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 09:36

Thais Moura

Nesse caso, quando a CAT é preenchida errada, nunca aconteceu comigo, mas acho que o correto é se dirigir a uma agencia do INSS para solicitar a correção dos dados, levando todos os documentos do acidente, atestados, BO, dados do funcionário, procuração e documentos do representante da empresa.

Paulo Mendonça

Paulo Mendonça

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 11:37

Bom dia. Sra. Thais Moura

Pode me ajudar com uma dúvida ?

Tive um acidente de trajeto 21/06/2016, fiquei afastado na somatória 12 dias, a empresa foi comunicada no dia seguinte 22/06/2016, ela deveria abrir uma CAT correto ?

A CAT aberto gera algum protocolo que posso ter acesso ? Como saber se foi aberto quando a empresa não informa se fez a abertura ?

Caso a empresa não tenha aberto qual o prazo que poderá ser feito a abertura por mim e se terá validade caso eu precise no futuro ficar afastato caso tiver alguma complicação devido a queda.

Obrigado.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 13:30

Paulo Mendonça

Olá

Acho que posso te ajudar também...

Sim a empresa tem que fazer a CAT sempre que um acidente ocorrer, sendo de trajeto ou na empresa...

Existe sim um protocolo que identifica a CAT, a empresa DEVE entregar uma cópia da CAT ao funcionário ...

Caso a empresa não faça a CAT, tanto o empregado, quando o médico e o sindicato podem emitir a CAT...

Paulo Mendonça

Paulo Mendonça

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 16:17


Sra. Estefania

Obrigado pelas informações.

Acredito que a empresa não fez, pois não me entregaram nada, se eu for direto no INSS eles conseguem informar se foi feito a abertura da CAT em meu nome ?

Sabe dizer quais documentos precisarei informar no ato do questionamento junto ao INSS para ver se consta algum registro da CAT em meu nome, caso a empresa não tenha feito quais documentos precisarei para abrir a CAT.

Sei que existe um prazo para a empresa abrir a CAT, se eu abrir em fevereiro /17 valerá mesmo eu tenha sofrido o acidente 21/06/2016 ?

Terei uma cirurgia nos próximos dias onde o problema pode ter sido agravado devido ao acidente, com a cirurgia acredito que será corrigido, mas tenho medo do problema no futuro gerar alguma dificuldade em minhas atividades e se eu perder o emprego neste meio tempo queria ter a segurança de conseguir solicitar o auxilio doença caso necessário.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 16:32

Paulo Mendonça


Entendo a situação ....

Bom para verificar se tem alguma CAT, acredito que seus documentos pessoais, carteira de trabalho, número do PIS, devem bastar para eles consultarem..

Para informar a CAT vai precisar dos documentos da época, atestado médico, Boletim de ocorrência, Protocolo de atendimento do hospital....

Seria bom até mesmo você levar os atestados de agora também, e laudo do médico indicando que existe uma possibilidade de agravamento do problema ocorrido no acidente....

O que acontece muitas vezes é que as empresas não informam a CAT, por não haver afastamento superior a 15 dias, o que é errado, e pode vir a gerar multas para a empresa, pois mesmo não sendo afastado na época o funcionário pode ter algum agravamento depois, que se comprovado pelo perito do INSS pode vir a gerar a estabilidade para o funcionário ...


O que posso sugerir, mas dai você teria que avaliar pelo seu conhecimento da empresa, do seu empregador é tentar conversar com a empresa, apresente documento do médico que fala em possível agravamento, ou nexo da cirurgia com o acidente... Quem sabe eles mesmo emitem a CAT, dessa forma você não precisaria se incomodar, e demonstraria que você se preocupa com a empresa, e com a situação que pode surgir para eles ...

Mas se acha que isso pode vir a te complicar dentro da empresa, recomendo que procure auxílio do sindicato da categoria, explique a situação, e que você estaria solicitando a CAT para eles, mas os mesmos não entregaram a você, ( eles na verdade devem entregar uma via ao sindicato também, que nem deve saber do acidente), dessa forma o sindicato pode vir a te auxiliar, a conseguir a CAT com a empresa, e até mesmo servir de testemunhas, caso a empresa tente te demitir por causa da solicitação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.