x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 4.931

Conta Inativa consta como Ativa

Priscila Souza

Priscila Souza

Bronze DIVISÃO 2, Apontador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 01:10

Eu estou tentando sacar minhas contas inativas do FGTS, mas existe uma empresa que me desliguei em 2009, pedi demissão e eles depositaram as verbas para fins rescisórios, mas a conta da empresa conta como ATIVA no site da Caixa, e que existem 109 depósitos pendentes, eu não possuo a carteira com a baixa dada por essa empresa, eu perdi e já estou com outra, o que eu deveria fazer? Ir a uma agência dá Caixa e dizer que não estou mais nessa empresa? Pegar minha carteira em branco e levar a essa empresa para que dê novamente a baixa na carteira? Ir a empresa e pedir que entrem em contato com a Caixa para que resolvam isso?
Obrigada pela atenção e ajuda.

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 07:23

Bom dia Priscila,

Na empresa onde trabalho vários funcionários já nos procuraram com uma situação parecida com a sua.
Por algum motivo a conta do FGTS junto a empresa estava sem constar a data de saída, portando sendo considerada Ativa pela CEF.
Isso é algo simples de resolver, basta se dirigir até a empresa onde você trabalhou, eles irão acessar o conectividade social e movimentar sua conta com a data de saída e os devidos códigos referente a sua rescisão.

Espero ter ajudado.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 08:15

Aí teremos alguns problemas, relacionados a esse assunto, tenho alguns casos aqui, e defini da seguinte maneira, o Governo libera a CEF emperra. Temos empresas que baixaram suas atividades, deram baixa em seus CNPJs e vários empregados, que devidamente baixados nas épocas certas, constam como conta ativa. Ora, a empresa já baixada não tem como emitir certificado digital, procurações foram eliminadas. Esses fatos ocorreram, em sua maioria, quando eram feitas GFIPs mecânica, ou seja, datilografas e posteriormente por meio eletrônico, sendo utilizados disquetes com poder de efetivar a comunicação de saída e liberação ou só a comunicação ao FGTS. Tá aí uma situação que au mer ver, vai ser impossível resolver.

Skype termy.ferreira

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 09:31

Priscila Souza


Primeiramente vamos entender melhor a situação....

Ainda NÃO está liberado o saque das contas Inativas.

Como você sabe que tem 109 depósitos pendentes ?

A orientação até o momento é aguardar a liberação das contas, caso você vá a Caixa e não consiga sacar o valor, precisa ver com a Caixa o que deve ser feito, pois não existe ainda manuais ou orientações para as situações ....

O que pode ir vendo é achar os documentos da rescisão da empresa, separar junto com o BO da perda/roubo da carteira de trabalho, dessa forma quando a documentação for solicitada já terás tudo em mãos....

Priscila Souza

Priscila Souza

Bronze DIVISÃO 2, Apontador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 10:44

Então na verdade as cotas inativas Sempre estiveram disponíveis para pessoas que estão sem registro em carteira a mais de três anos, sem nenhum depósito em alguma das contas do seu FGTS, e já existia um calendário para isso, vc sacava no mês do seu aniversário. Só que poucas pessoas iam atrás disso e agora todos sabem. E eu não tenho 109 cotas pendentes para receber, não trabalhei em tantas empresas assim, na conta dessa empresa no meu FGTS diz que a situação é Ativa sendo assim, nunca foi dado baixa no sistema, então todos os depósitos de FGTS que eles não depositaram desde meu desligamento até hoje é que estão pendentes. Obrigada pela atenção e ajuda.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 10:51

Priscila Souza

Então, se o seu caso é a previsão antiga, não importa se sua conta esta ATIVA ou INATIVA...

Isso é válido para os demais casos, onde os funcionários mesmo registrados poderão sacar o FGTS. ...

Aos demais que estão sem registro, continua igual, devem obedecer a data de aniversário, se dirigir a caixa com os documentos, carteira e demais que comprovem que estão sem vinculo a 3 anos ou mais e fazer o saque ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.