x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 890

Contribuição INSS Facultativo ou Contribuinte Individual?

Lorrayne Costa

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:14

Boa tarde!
Tenho um caso de uma pessoa que nunca contribuiu com o INSS, e vai começar a contribuir agora, ela tem 55 anos de idade, e não tem comprovação de renda, é dona de casa. Ela vai contribuir sobre 11% do salário mínino, eu gostaria de saber se ela deve contribuir como facultativo (Código 1473) ou como contribuinte individual (Código 1163)?
Desde já obrigada!

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:42

Código 1473 – contribuinte facultativo mensal

Esse código também serve para estudantes, donas de casa e desempregados. A diferença é que essa contribuição deve ser de 11% do salário mínimo.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Lorrayne Costa

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:45

Obrigada Pammela.

Outra dúvida, se eu contribuir pelo individual depois pode gerar problemas com a previdência, no caso de eles quererem comprovação de renda né?

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 15:48

Lorrayne, não sei te afirmar isso.
O melhor é você ligar no 135 que eles te informam direitinho.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.