x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 514

dúvida e social domestico

dayse nunes

Dayse Nunes

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2017 | 17:15

boa tarde

Tenho uma funcionária registrada como domestica no esocial e gostaria de saber se posso transferir para uma empresa aberta do meu esposo que é MEI assim teria encargos mais em conta , posso fazer esta alteração ou tenho que dar baixa na carteira dela e registra na empresa dele?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2017 | 18:38

Dayse Nunes

Não pode visto que os Domésticos seguem legislação específica da categoria, sendo tratado exclusivamente pelo ESOCIAL.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 14:30

Gabriela Samy

Isso é um procedimento incorreto, que não deve ser indicado a um cliente, ou aqui no portal, afinal a funcionária trabalha como doméstica e não como funcionária do MEI. ..

Isso pode vir gerar sérios problemas futuros, que não compensam o valor do imposto pago.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 15:05

Gabriela Samy

A função dela exercida é doméstica, não pode ''inventar'' uma função para registrá-la pelo MEI, sendo que o que ela faz é ser doméstica...

O problema aqui não é o nome da função, e sim o procedimento incorreto, se ela trabalha na residência, deve ser registrada e obedecer a legislação das domésticas.


Dayse Nunes

Agora quanto a sua pergunta...

A moça trabalha como doméstica em sua residência, ela é doméstica, corre riscos específicos, tem legislação específica, regras a serem seguidas...

Como doméstica vocês pagam 20% de impostos sobre a sua remuneração.


Se você registrá-la pelo MEI veja:

impostos a serem pagos 11% ( economia 9%)

Dependendo da situação o que posso te citar de problemas:

O MEI deve seguir o base da categoria, a maioria dos bases são maiores que o salário da doméstica.

A funcionária se acidenta na cozinha - como irás explicar tal situação? Que ela é '' vendedora'' e estava na sua casa, cozinhando... ( valor do incomodo imensurável)

Vocês decidem por algum motivo fazer uma viagem e a mesma está acompanhando vocês, como fica em caso de algum acidente? ( valor do incomodo imensurável)

Para informar a folha do MEI, você precisa fazer a Sefip, folha de pagamento, FGTS, INSS, taxas sindicais... ( honorários)

TODA empresa necessita de PPRA, PCMSO, LTCAT para que possa ter um funcionário ( gastos com os programas anuais)

Todas as empresas que tem funcionários precisam informar a RAIS, CAGED ( honorários)...

A funcionária termina o contrato com vocês e aciona a justiça alegando que tinha vínculo com a empresa e com a residência, e daí como que vai provar que não, já que ela já foi registrada como doméstica e já foi registrada como MEI?

Nem sempre o melhor caminho é o ''jeitinho'' , o melhor a se fazer é cumprir a legislação para que a economia, não se torne no final uma reclamatória trabalhista.....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.