x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.385

Fgts em atraso - Recolhimento para um funcionário.

THAIS CASTRO

Thais Castro

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 13:04

Bom dia meus caros (as),

Estou com uma tremenda dúvida quanto o recolhimento de FGTS de uma empresa.

Bom, a partir de 09/2015 a empresa começou suas atividades, mas por ser lucro presumido não fez o recolhimento nem de INSS e FGTS. A partir de Janeiro de 2017 passou para o simples. Tem um funcionário que pediu a conta, será necessário fazer a homologação, meu chefe pediu que eu faça a Sefip colocando apenas ele para recolher (apenas ele, sem incluir os demais da folha), minha dúvida é a seguinte: Após fazer esse recolhimento de apenas 1 funcionário, enviarei os demais meses incluindo todos os funcionário do período (outra coisa, ele não colocará os demitidos dessa época) colocando na modalidade 9 apenas esse colaborador? e se ele solicitar que seja feito isso com todos (recolher todos os meses de apenas 1 funcionário), ex:

1º SEFIP - Inclusão de 1 funcionário (X) (meses de 09/2015 á 12/2016)
2º SEFIP - Inclusão de 1 funcionário (Y) (meses de 09/2015 á 12/2016) , colocando o funcionário (X) na modalidade 9 (nesse caso se ele for fazer de cada funcionário).

Fico no aguardo, urgentemente!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 13:56

Olá Thais Santos
boa tarde,

Não pode.
Vocês terão problemas.

A GFIP deve ser enviada com todos os empregados da folha de pagamento do mês. Sejam eles, ativos, demitidos, a recolher ou apenas na modalidade 9.
Lembrando ainda que no período em que a Empresa era lucro presumido as informações deverão ir como lucro presumido, passando para o simples apenas em Janeiro.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
THAIS CASTRO

Thais Castro

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 15:18

Boa tarde Vania,

Que tipo de problema? pois ele solicita dessa forma, eu sei que o correto é enviar de todos e colocar apenas 1 para recolhimento e os demais na modalidade 9, lembrando que tem 17 meses em aberto incluindo 13º, e precisarei regularizar, mas não será de imediato, terá cronograma por conta da confissão de divida, pois serão períodos em lucro presumido.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 15:44

Thais Santos

Você já chegou a ver com ele , se quando ele diz:

meu chefe pediu que eu faça a Sefip colocando apenas ele para recolher


Ele quer dizer que quer pagar somente o FGTS dessa pessoa em questão e não os demais... Colocando apenas essa pessoa em questão, os demais não...

Afinal dependendo da situação a pessoa nem sabe como é feita a operação em si ( da Sefip) ...

Problemas que irão surgir são:

Inconsistência de INSS;
Fiscalização do MTE, dependendo do caso;
Futuros problemas com benefícios dos funcionários que ficarão fora;
Multas e mais Multas ....

THAIS CASTRO

Thais Castro

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 16:01

Boa tarde Estefania,

Sim, está ciente de como é o processo, que o correto é colocar os demais na modalidade 9 e recolher apenas para ele, porém deseja que coloque apenas ele, sem inclusão dos demais na GFIP, estou perguntando, pois sei o procedimento correto a se fazer, mas sou subordinada e preciso acatar ordem.

Grata pelo esclarecimento.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 16:54

Thais Santos

É complicado dai, então ele está ciente do que está pedindo e todos os problemas que podem surgir...

Anote, deixe sua parte bem ''resguardada'' e faça conforme ele solicita né, manda quem pode obedece quem tem juízo( como dizem)...hehehe

Boa Sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.