x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.223

GRRF ou SEFIP úlimo mês do único funcionário da empresa - Co

Lívia Mamede

Lívia Mamede

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2017 | 22:51

Olá Pessoal,

Desculpem a ignorancia mas o RH da empresa caiu na minha mão de para-quedas...
É o seguinte, a empresa só tinha um funcionário, com tudo atrasado FGTS e INSS, e em Dezembro foi mandou ele embora, pagou a rescisão dele e semana passada emitiu as guias atrasadas de FGTS e INSS que estavam atrasadas e enviararam as SEFIPS em atraso,.... OK
Agora vão homologar o funionario, precisam pagar a multa rescisoria e para isso fazer o GRRF ok?
Ja baixei o programa vou fazer na unha é dificil preencher?
Preciso fazer a SEFIP também ou só ele ref a Dezenbro que foi o último mes do funcionario? Ele trrabalhou 9 dias em Dezembro

Obrigado desde já

Lívia Mamede
Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 11:32

Bom Dia,

Agora vão homologar o funionario, precisam pagar a multa rescisoria e para isso fazer o GRRF ok?
Ja baixei o programa vou fazer na unha é dificil preencher?


Sim precisa fazer GRRF. Não é difícil não e existe tutorias na internet e aqui no próprio fórum.

Há também a opção de gerar pelo site do conectividade social icp.


Preciso fazer a SEFIP também ou só ele ref a Dezenbro que foi o último mes do funcionario? Ele trrabalhou 9 dias em Dezembro


precisa, pois o INSS é recolhido considerando a informação enviada via GFIP.

Caso a empresa não tenha movimento mais em Janeiro, deverá fazer Gfip sem movimento.

Não esquecer também da RAIS e DIRF ( prazo se encerrou dia 27/02/2017).

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
Lívia Mamede

Lívia Mamede

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 15:13

Obrigado Leandro, vou procurar o tutorial...

Mais uma dúvida, vou gerar a SEFIP de Dezembro ref aos 9 dias trabalhados apenas? informo em algum lugar que é o último mês do empregado?
Achei que o INSS podia gerar direto no site da receita.... por isso não me preocupei em gerar pelo programa da SEFIP.

Obrigado por lembrar da SEFIP sem movimento, acabei de enviar....

Lívia Mamede
Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 15:42

Boa Tarde Livia,

Você vai gerar a GFIP ref. as verbas rescisórias, que compreende saldo de salários, 13º e afins, visto que a rescisão foi finalizada em dezembro.

Sim a guia você pode gerar diretamente no site da RFB, porém deve enviar GFIP para informar a CEF e RFB as remunerações e os valores recolhidos do colaborador.

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
Lívia Mamede

Lívia Mamede

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 09:22

Certo,

Desculpe mesmo estou um pouco (entenda... muitooo perdida) meu foco é fiscal rsrs
Estou preparando a última SEFIP do empregado.... ainda não fiz a GRRF. ... os FGTS atrasados já foram pagos.

Abri o programa.
Abri o movimento
Competência 12/2016
Cod Recolhimento 115
FGTS em atraso 08/03/2017 INSS em atraso 08/03/2017
Salvei

Marco a participação

Coloco o empregado na modalidade 0 - recolhimento ao FGTS e Decl a Previdência

Certo??

Ai vou em MOVIMENTO DE TRABALHADOR:
No campo Sem 13 sal: eu coloco os dias trabalhados de dezembro?
No campo 13 sal: eu coloco o 13 proporcional ? ( não deu 12 meses pois o func. saiu antes do dia 15/12)

Nessa tela é só?? Não coloco férias proporcional nem aviso correto??? Nem a multa do sindicato que teve devido a eu ter mandado o func. embora 1 mês antes do dissidio....

Ai depois disso eu clico em nova movimentação e coloco os dados da demissão correto??

Desculpe mesmo pessoal solicitar o passo a passo mas como disse estou com medo de fazer algo errado nesse processo.

Obrigado

Lívia Mamede

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.