x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 310

Sócio á empregado

THAIS CASTRO

Thais Castro

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 6 março 2017 | 10:53

Bom dia,

Estou com uma dúvida quanto a mudança da modalidade de um um Sócio, é depositado desde 2011 INSS e FGTS referente o Pro-labore do sócio, mês passado ele saiu do quadro societário da empresa e foi solicitado que o mesmo passe a ser colaborador, cargo x recebendo x, porém querem que ele permaneça com a data de entrada 19/01/2011, o que devo fazer, apenas alterar a modalidade na sefip, informando que a partir de 01/02/2017 ele é funcionário ou começar novo período laboral? Por favor me ajudem, nunca me deparei com essa situação.

Grata!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 7 março 2017 | 10:41

Thais Santos


Acredito que devas orientar a empresa, que agindo dessa forma ela pode abrir um precedente, para que tal sócio, venha a requerer vinculo empregatício.

Eles podem até mesmo se orientar com o jurídico da empresa, ou algum advogado de confiança...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 7 março 2017 | 10:57

Thais Santos

Conforme descrito acima, primeiro deves verificar se fazendo o que a empresa te solicitou, não irá gerar problemas futuros com este ex- sócio, o mesmo pode entrar com ação judicial, solicitando o reconhecimento do vínculo trabalhista desde que começou a trabalhar na empresa.


Então no seu caso, precisa conversar com um advogado, para que ele oriente qual a melhor forma de fazer isso...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.