x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 816

a empresa deixou recolher INSS ano 1980 a 1996

ALBERTO RODRIGUES LIMA

Alberto Rodrigues Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 7 março 2017 | 12:02

Olá a todos

Estou precisando de uma ajuda.

Estou fazendo aposentadoria, o beneficiário tem período quando a empresa esta aberta no período de 1980 a 1996, porém teve retiradas de pro labore, mais não recolheu o INSS.

A minha dúvida é o seguinte?

1º) Eu consigo emitir as guias INSS (GPS) desse período ?

2º) O INSS vai considerar este recolhimento para fins de aposentadoria por idade?
Lembrando ele vai completar 65 anos em novembro.

Desde já agradeço atenção de todos.

Abraço

Alberto R Lima.
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 7 março 2017 | 13:06

Alberto, boa tarde.
Hoje(07.03.2017 menciono isso porque a legislação previdenciaria vai mudar), para a aposentadoria por idade, além da idade precisa ter no mínimo 15 anos de contribuições, ou seja, 180 contribuições.
O calculo e 80% das maiores contribuições de Julho/94 ate a data da solicitação.
Eu, particularmente, sugiro que agende pelo 135 uma consulta junto ao INSS, onde eles irão verificar quanto tempo ele tem de contribuição, caso não tenha o tempo suficiente então caberá recolher ou não, mas para isso precisará ir até uma agencia da RECEITA FEDERAL, agendamento pelo site, onde irá expor o problema, ok.
Então caberá a R.Federal decidir como irá fazer o recolhimento, ok..

(mas antes consulte o INSS e depois a Receita Federal(caso ainda não tenha o tempo suficiente))

ALBERTO RODRIGUES LIMA

Alberto Rodrigues Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 7 março 2017 | 14:25

Carlos Alberto

Agradeço pela resposta.

Eu á fui no inss justamente este tempo que não recolheu daria para aposentar.

Agradeço pela informações vou fazer um agendamento na Receita Federal Previdenciaria para saber tal questão.

Abraço

Alberto R Lima.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.