x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.566

FGTS x Processo Trabalhista

Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 09:45

Bom dia Pessoal,

Gostaria de saber se alguém já passou pela seguinte situação:

Funcionário entrou com processo trabalhista para reclamar a falta de depósito do FGTS, o juiz fez um acordo e fez com que a empresa pagasse todas as verbas rescisórias e mais 40% da multa do FGTS em um determinado valor. Mas a empresa não fez os depósitos mensais do FGTS em atraso, cujo continua em aberto, somente pagou aquilo que o juiz determinou. O advogado da empresa, por sua vez, afirmou que o FGTS mensal que estava em atraso foi quitado junto com as verbas rescisórias e que a empresa deve encontrar um jeito de pedir para a Caixa baixar esses valores em aberto automaticamente. Mas isso existe?? Tem como uma empresa pagar o FGTS direto para o funcionário?? Eu entendo que não tem como.

Se alguém já passou por esta situação e puder me ajudar, fico agradecida.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 10:46

Bom Dia,
Eu tambem já fiz varias rescisões desse jeito, onde se paga os FGTS e multa 40% direto na rescisão, porem os valores que estão em aberto no extrato continuarão em aberto, acredito que não deve ter jeito de baixar o que já foi pago em rescisão.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Andréia Ramires Gonçalves
Articulista

Andréia Ramires Gonçalves

Articulista , Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 16:01

Entendi Gilberto. Obrigada pela sua resposta. Mas o FGTS que me refiro foi pago em ação trabalhista e não em rescisão contratual, o que é diferente, pois o acerto da rescisão já havia sido feita perante o sindicato.

Liguei na Caixa para saber mais sobre isso, me informaram que a empresa deve acessar o Conectividade Social para baixar sozinha as competências em aberto, pois a Caixa não faz isso, mas não souberam me explicar como fazer. Você já ouviu falar sobre isso? Ou alguém aqui do fórum saberia me informar como devo fazer?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.